Max Planilhas

Como fixar linhas e colunas no Excel (Congelar Painéis)

Como fixar linhas e colunas no Excel (Congelar Painéis)

Você sabia que no Excel é possível fixar linhas e colunas para que elas permaneçam visíveis enquanto você rola pela planilha? Esse é popularmente conhecido por “Congelar Painéis”.

Neste conteúdo, a Max Planilhas vai apresentar esse importante recurso e explicar o seu funcionamento em um passo a passo simples e objetivo.

Para saber mais e aprimorar o seu nível de conhecimento no Excel, continue conosco e acompanhe esse artigo até o final.

O que é e como funciona o recurso Congelar Painéis?

O recurso “Congelar Painéis” permite que você fixe uma ou mais linhas e/ou colunas em sua planilha, mantendo-as visíveis enquanto você rola pelo restante do conteúdo.

Isso pode ser muito útil quando você está trabalhando com grandes conjuntos de dados ou tabelas que exigem que você role para baixo ou para o lado para visualizar todo o conteúdo.

Uma vez que as linhas e/ou colunas são fixadas, elas permanecerão visíveis enquanto você rola pelo restante da planilha.

Como congelar linha no Excel

Para congelar uma linha no Excel, acesse a “Guia Exibição” e na sequência clique em “Congelar Painéis”.

A partir desse ponto, você terá três opções:

  • Congelar Painéis: Mostra as linhas e colunas visíveis enquanto se rola para baixo na planilha (com base na seleção atual).
  • Congelar Linha Superior: Mantém a linha superior visível, enquanto se rola para baixo na planilha.
  • Congelar Primeira Coluna: Mantém a primeira coluna visível, enquanto se rola para o resto da planilha.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a opção “Congelar Painéis”, que conforme explicado acima, nos permite congelar uma seleção de linhas e colunas, sendo, portanto, uma opção de congelamento mais flexível.

Como congelar painéis do Excel [Passo a Passo]

Para ilustrar o conteúdo e apresentar na prática o funcionamento do recurso, vamos utilizar a planilha da imagem abaixo. O nosso objetivo, será o de congelar o intervalo: B1:H2, pois assim, o cabeçalho estará sempre visível, independente da rolagem.

Como fixar linhas e colunas no Excel (Congelar Painéis)

Para isso, vamos selecionar a área destacada em vermelho e na guia Exibição, clicar na opção “Congelar Painéis”, conforme ilustração abaixo:

Como fixar linhas e colunas no Excel (Congelar Painéis)

Feito isso, será possível, rolar a tabela para baixo sem perder de vista as informações das suas primeiras linhas, tendo em vista a sua importância para análise dos dados.

No entanto, vale lembrar que esse é apenas um exemplo, já que fica ao seu critério e necessidades determinar o intervalo de células (linhas e colunas) que devem ser congeladas em cada caso.

Agora é com você, faça o teste na sua planilha e veja como é fácil utilizar o recurso Congelar Painéis para fixar linhas e colunas no Excel.

Para mais dicas semelhantes, antes de sair, não se esqueça de fazer sua inscrição em nosso Canal do YouTube, caso ainda não esteja inscrito.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp