Max Planilhas

Principais Funções de Data e Hora no Excel

Data-e-Hora-capa

O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa que oferece uma ampla gama de recursos para lidar com dados, incluindo funções de data e hora. Essas funções permitem manipular e calcular datas e horários de maneira eficiente, facilitando tarefas como cálculos de idade, análises de intervalos de tempo e muito mais.

Neste artigo, exploraremos algumas das principais funções de data e hora no Excel e compartilharemos como utilizá-las para aproveitá-las ao máximo. Dito isso, acompanhe até o final.

Conheça algumas das principais funções de data e hora

1. Função DATA: É utilizada para criar uma data a partir de valores numéricos específicos para o ano, mês e dia. Você pode usar a função para criar uma data baseada em valores separados. Veja o exemplo abaixo:

Data-e-Hora- (1)

2. Função HORA: Retorna a hora de um valor de tempo. Ela será retornada como um número inteiro, variando de 0 (12:00 A.M.) a 23 (11:00 P.M.). Se possui uma data e hora juntos, a função retornará apenas parte de hora, vide exemplo:

Data-e-Hora- (2)

3. Função DIATRABALHOTOTAL: Retorna o número de dias úteis inteiros entre duas datas, sendo uma data inicial e data final. Os dias úteis excluem os fins de semana. Caso não especifique feriados, eles não serão contabilizados no cálculo, se desejar incluir este argumento opcional, basta informar o intervalo de datas de feriados na função.

4. Função HOJE e AGORA: A função HOJE é uma das mais simples e úteis para trabalhar com datas, ela retorna a data atual, que é atualizada automaticamente sempre que a planilha é aberta. A função AGORA é similar, porém além da data atual retorna também a hora atual. Ambas as funções não têm argumentos, por isso, apenas abrimos e fechamos os parênteses no exemplo:

Data-e-Hora- (5)

5. Função DATADIF: Esta função calcula o número de dias, meses ou anos entre duas datas. Para exemplificar, veremos como utilizá-la para calcular a idade de uma pessoa com base na data de nascimento e a função HOJE. Na função, utilize a unidade “Y” para retornar em anos, “M’ para meses e “D” para dias.

Data-e-Hora- (6)

6. Função DATAM: Retorna um número de série de data que é o número de meses indicado antes ou depois de data inicial. Para exemplificar, suponha que você precise calcular uma data futura adicionando um número específico de meses, utilizando a função DATAM, você pode fazer isso facilmente, confira no exemplo:

Data-e-Hora- (7)

Quais os benefícios de saber essas funções?

Dominar as funções de data e hora no Excel pode impulsionar sua produtividade e eficiência no trabalho com dados. À medida que você se familiariza com essas funções e as aplica em seus projetos, estará pronto para lidar com uma ampla gama de tarefas relacionadas a datas e horários no Excel, e ganhar tempo e produtividade no Excel.

Teste essas funções e descubra como elas podem facilitar sua vida no trabalho e nos conte aqui o que achou do nosso artigo!

Para mais dicas e conteúdos de Excel, inscreva-se em nosso Canal no YouTube.

Agora, se o que você procura são aulas online, personalizadas sob medida, conforme suas necessidades, clique aqui e agende um horário com um dos nossos especialistas.

Vamos ajudar você a dominar o Excel e os seus recursos mais importantes, incluindo aqueles que podem facilitar o seu dia a dia e que são um importante diferencial no mercado de trabalho.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp