Max Planilhas

Como Agrupar Dados na Tabela Dinâmica – Excel

agrupar-dados-tabela-dinamica1 capa

Uma das funcionalidades mais úteis do Excel é a capacidade de criar tabelas dinâmicas, que permitem resumir e visualizar grandes conjuntos de dados de forma organizada e compreensível. Uma das tarefas comuns ao trabalhar com tabelas dinâmicas é agrupar dados, o que permite obter informações mais detalhadas e insights valiosos.

Neste artigo, vamos ensinar como criar uma tabela dinâmica e mostrar duas opções de como agrupar dados em uma tabela dinâmica no Excel, então se você quer aprender, acompanhe até o final e claro, pratique posteriormente.

Opção 1 – Agrupar dados com data

Antes de criar a tabela dinâmica, é necessário ter os dados organizados em uma planilha do Excel, de preferência formatado como tabela. Agora vamos dar início as opções, suponha que você tenha os seguintes dados em uma planilha, e deseja analisar as vendas dos vendedores por trimestre:

agrupar-dados-tabela-dinamica

Passo: Criando a Tabela Dinâmica

Selecione sua tabela, vá na guia “Inserir” na faixa de opções, clique em “Tabela Dinâmica“. Uma janela será aberta, clique em “OK“.

agrupar-dados-tabela-dinamica

agrupar-dados-tabela-dinamica

Passo: Definindo os Campos

Após criar a tabela dinâmica, você verá uma nova janela chamada “Campos da Tabela Dinâmica“. Ela exibe todos os cabeçalhos de coluna de sua tabela original. Arraste os campos relevantes para as áreas desejadas, no exemplo consideramos “Datas” e “Valor“, nos campos Linhas e Valores respectivamente.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Passo: Agrupando Dados

Agora vem a parte importante: agrupar os dados na tabela dinâmica. Selecione a coluna que você deseja agrupar e clique com o botão direito. No menu de contexto, escolha “Agrupar“.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Uma janela será exibida com opções para agrupar. No exemplo, desejamos analisar as vendas por trimestre, neste caso selecionaremos meses e trimestres, depois OK.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Pronto, as vendas foram organizadas em trimestre e meses, conforme desejamos analisar. Para ficar mais dinâmico, incluímos a segmentação de vendedores para analisar as vendas trimestrais de cada um.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Opção 2 – Agrupar seleção

Agora, vamos mostrar uma segunda opção para agrupar dados na tabela dinâmica, onde dividiremos os vendedores em dois grupos de vendas sendo, Alfa e Ômega.

Passo: Definindo os Campos

Após criar a tabela dinâmica, conforme ensinado anteriormente, na janela “Campos da Tabela Dinâmica“, arraste os dados para as áreas desejadas, no exemplo consideramos “Vendedores” e “Valor“, nos campos Linhas e Valores respectivamente.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Passo: Agrupando Dados

Na tabela dinâmica, selecione os nomes que deseja incluir em um dos grupos, no exemplo selecionamos três nomes para o Grupo Alfa.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Após isso, clique em “Agrupar seleção”, na guia “Análise de Tabela Dinâmica”.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Um grupo foi criado, agora selecionaremos os outros dois nomes restantes, e seguiremos o mesmo passo acima em “Agrupar seleção”, para criar o segundo grupo.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Pronto, os dois grupos foram criados com sucesso.

agrupar-dados-tabela-dinamica

Agrupar dados em uma tabela dinâmica no Excel é uma maneira eficiente de resumir e visualizar grandes conjuntos de dados. Com apenas alguns cliques, podemos agrupar dados por datas, textos ou qualquer outro campo relevante, isso permite uma análise mais detalhada. Aproveite essa funcionalidade poderosa do Excel para melhorar sua capacidade de análise de dados.

Esperamos que nosso conteúdo ajude a entender como criar uma tabela dinâmica e agrupar seus dados no Excel.

Para mais dicas e conteúdos sobre edição de planilhas, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

 

Gostou deste Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Aprenda-como-calcular-dias-corridos-e-dias-úteis-entre-datas-no-Excel

Como Calcular Dias entre Datas no Excel

Calcular a diferença entre datas é uma tarefa comum no dia a dia, seja para acompanhar prazos, planejar eventos ou gerenciar projetos. O Excel oferece

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp