Max Planilhas

Função PROCV no Excel – Passo a Passo

procv excel CAPA

A função PROCV (Procurar Vertical) é uma função popular do Excel, usada para buscar um valor em uma tabela ou intervalo de dados e retornar um valor correspondente a partir de uma coluna específica. Ela é útil para pesquisar informações relacionadas em grandes conjuntos de dados, como bancos de dados ou listas.

Neste artigo, a Max Planilhas apresenta um super passo a passo para que você aprenda de uma vez por todas a utilizar essa função, que por sinal, é uma das mais utilizadas no Excel. Acompanhe até o final do artigo e pratique posteriormente.

Sintaxe da função

Conheça a sintaxe básica da função PROCV:

=PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice; procurar_intervalo)

Agora, vamos entender cada um dos argumentos:

Valor_procurado: O valor que você deseja procurar.

Matriz_tabela: O intervalo de células que contém os dados onde você deseja buscar o valor.

Núm_índice: O número da coluna na qual você deseja que a função retorne um valor correspondente. A contagem começa a partir da coluna com o valor procurado.

Procurar_intervalo: Este é um argumento opcional que pode ser VERDADEIRO ou FALSO. Se for definido como VERDADEIRO, a função procurará o valor mais próximo que seja menor ou igual ao valor_procurado. Se for definido como FALSO, a função procurará o valor exato.

Aplicando a função na prática

Para ilustrar o nosso conteúdo e facilitar o seu aprendizado, utilizaremos nesse passo a passo a listagem da imagem abaixo que apresenta uma relação de funcionários com matrícula, nome, área e salário, e aplicaremos dois exemplos para melhor compreendimento.

procv excel

EXEMPLO 1

Em nosso primeiro exemplo, vamos localizar um funcionário, tendo como base a sua matrícula. Para iniciarmos, na célula H3, desejamos buscar o nome do funcionário cuja matrícula é 8550 (célula G3), para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:

=PROCV(G3;B3:E15;2;FALSO)

procv excel

Onde:

Valor_procurado: desejamos procurar pelo valor informado na célula G3

Matriz_tabela: O intervalo de dados será B3:E15

Núm_índice: o número da coluna será 2, ou seja, a partir da coluna onde está a matrícula, o nome do funcionário está na segunda coluna.

Procurar_intervalo: a função deve procurar o valor exato, ou seja, indicaremos como FALSO.

procv excel

O resultado retornado pela função na célula H3 será “Lucio Ferreira”, que é justamente o funcionário de matrícula 8550.

Viu só como é fácil utilizar a função PROCV e o quanto pode ser útil? Para que possamos ter certeza que você aprendeu, vamos para um segundo exemplo.

EXEMPLO 2

Em nosso segundo exemplo, vamos localizar o salário de um colaborador, tendo como base o nome. Para isso, utilizaremos a seguinte fórmula:

=PROCV(G3;C3:E15;3;FALSO)

procv excel

Onde:

Valor_procurado: desejamos procurar pelo valor informado na célula G3

Matriz_tabela: O intervalo de dados será C3:E15

Núm_índice: o número da coluna será 3, ou seja, a partir da coluna onde está o nome, o salário está na terceira coluna.

Procurar_intervalo: a função deve procurar o valor exato, ou seja, indicaremos como FALSO.

procv excel

Pronto! O resultado retornado pela função na célula H3 será “R$ 2.164,00”, que é justamente o salário do funcionário Camila Costa.

Vale destacar, que a função PROCV só funciona com pesquisa vertical, ou seja, ela procura os valores em uma única coluna e retorna informações relacionadas a partir de outras colunas. Se você precisar fazer uma pesquisa horizontal, pode usar a função PROCX (Procurar Horizontal) ou outras abordagens.

Caso deseje obter resultados mais precisos ou complexos, você também pode combinar a função PROCV com outras funções do Excel, como CONCATENAR, SOMASE, entre outras.

Lembre-se de que a prática é essencial para o aperfeiçoamento, então explore nossa dica e aplique em diferentes cenários para se familiarizar com suas aplicações e potencialidades.

Gostou? Para mais dicas e conteúdos sobre Excel, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp