Max Planilhas

FUNÇÃO SE NO EXCEL – COMO USAR?

função SE excel

Usar a função SE no Excel, pode ser mais fácil do que você imagina, vamos conferir?

Entre suas diversas funcionalidades, a função SE se destaca como uma das mais poderosas e versáteis. Essa função desempenha um papel fundamental ao permitir que os usuários automatizem decisões com base em condições específicas, economizando tempo e reduzindo erros em análises.

Neste conteúdo, vamos te apresentar um passo a passo simples e descomplicado para ajudar você a aprimorar as suas habilidades no Excel, através dessa incrível função.

Sintaxe da função SE

A função SE (ou IF, em inglês) é uma das mais populares do Excel, sendo muito utilizada para fazer comparações lógicas entre um valor e o que você espera.

A função SE tem a seguinte sintaxe básica: 

=SE(teste_lógico; [valor_se_verdadeiro]; [valor_se_falso])

Onde,

Teste_lógico: É a condição que será feita através da função.

Valor_se_verdadeiro: É o valor a retornar quando o resultado for VERDADEIRO.

Valor_se_falso: É o valor a retornar quando o resultado da condição for FALSO. 

A função SE opera de maneira relativamente simples, mas sua versatilidade é imensa. Ela avalia a condição especificada e, com base nessa avaliação, retorna um resultado. Se a condição for avaliada como verdadeira, o valor (ou a ação) associado ao “valor_se_verdadeiro” será retornado. Se a condição for avaliada como falsa, o valor (ou a ação) associado ao “valor_se_falso” será retornado.

Operadores lógicos

Você que deseja aprender a como usar a função SE no Excel também precisa conhecer os operadores lógicos que podem ser usados na função, são eles:

função se tabela

Aplicando a função SE na prática

Suponha que você tenha uma lista com notas de alunos, e os alunos com nota superior ou igual a 7 deverão ser considerados como “aprovados”, enquanto aqueles que possuem nota inferior serão considerados “reprovados”. 

função se excel

Na coluna “STATUS” desejamos que através da função SE seja preenchida automaticamente o resultado de acordo com a nota atribuída pelo professor a cada aluno.

Agora, veja como usar na prática a função SE no Excel:

=SE(C3>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)

função se excel

Na célula D3 teremos a aplicação da função da seguinte forma: se a nota do aluno for maior ou igual 7, isso significa que essa comparação é verdadeira.

Como o segundo argumento da função se refere ao resultado caso essa comparação seja verdadeira, temos a informação “Aprovado”, que deverá ser escrito entre aspas duplas, pois se trata de um texto. Caso contrário, se a condição for avaliada como falsa, temos a informação “Reprovado”, que também deverá ser escrito entre aspas duplas, por se tratar de um texto.

 Agora basta arrastar a função para as demais células. Observe o resultado encontrado:

função se excel

Muito simples, não é mesmo? Assim não precisaremos preencher manualmente cada status, desta forma ganhamos tempo e produtividade no Excel.

DICA EXTRA: FORMATAÇÃO CONDICIONAL

Agora para finalizar e deixar sua planilha ainda mais intuitiva, vamos usar a formatação condicional para colorir as células com o texto aprovado em verde e reprovado em vermelho, assim fica mais fácil identificar os status de cada aluno.

Para isso, selecione a coluna onde vamos aplicar a formatação condicional, na guia página inicial vá em Formatação condicional, em seguida Regras de Realce das Células, e clique em É igual a

função se excel

Vamos criar duas regras: a primeira, se for igual a Aprovado, pintar a célula de verde.

função se excel

Depois repita o mesmo passo acima, e quando for igual a Reprovado pinte a célula de vermelho.

função se excel

Confira o resultado:

função se excel

Pronto! Ao dominar a função SE, vocês podem agilizar suas tarefas, reduzir erros e obter insights valiosos a partir de seus conjuntos de dados. Portanto, investir tempo em aprender a usar a função SE é um passo fundamental para se tornar mais proficientes na manipulação de dados no Excel.

Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

blog-como-obter-valores-únicos-no-excel-e-extrair-dados-repetidos-no-excel

Como Extrair Valores Únicos no Excel

O Excel é uma ferramenta poderosa para a manipulação e análise de dados. Uma das tarefas comuns é a necessidade de extrair valores únicos eliminando

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp