A função CORRESP procura um item específico em um intervalo de células, seja de linha ou coluna, e retorna sua posição relativa.
Neste artigo, te explicaremos como aplicar a função CORRESP, acompanhe nosso passo a passo até o final e pratique posteriormente.
Sintaxe da Função CORRESP
A sintaxe da função CORRESP possui a seguinte estrutura e tem os seguintes argumentos:
=CORRESP(valor_procurado, matriz_procurada, [tipo_correspondência])
Sendo os argumentos,
valor_procurado: Valor que deseja saber a posição. Pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula para um número, texto ou valor lógico.
matriz_procurada: Intervalo de células onde será pesquisado o valor_procurado.
tipo_correspondência: Específica como o Excel faz a correspondência de valor_procurado a valores na matriz_procurada. Possui três opções, detalhadas na tabela abaixo:
1 ou não especificado | localiza a correspondência que é menor do que o valor_procurado. |
0 | localiza a correspondência exata ao valor_procurado. |
-1 | localiza a correspondência que é maior do que o valor_procurado. |
Usando a Função CORRESP no Excel – Passo a Passo
A função CORRESP vai retornar à posição de um item em relação a uma matriz, ou seja, suponha que tenha uma lista de nomes de colaboradores e deseja localizar a posição de um nome específico, a ser indicado na célula E4.
Vale destacar que por ser um exemplo, nossa tabela possui poucos dados, porém em tabelas maiores seu uso se tornará extremamente útil.
Aplicando a função na prática
Ao inserirmos o nome do colaborador que desejamos localizar a posição na tabela, aplicaremos a função da seguinte forma.
=CORRESP(E4;B4:B16;0)
Sendo os argumentos,
valor_procurado: Desejamos saber a localização de um nome específico que estará na célula E4, ou seja, essa será nossa referência.
matriz_procurada: Será o intervalo da coluna de colaboradores B4:B16, uma vez que neste intervalo está nosso valor_procurado.
tipo_correspondência: Como desejamos localizar a correspondência exatamente igual ao valor_procurado, nossa opção será 0.
Confira agora o nosso resultado:
Pronto! A posição será informada, conforme o nome indicado na célula E4. É bom se atentar para que o nome seja digitado igual ao que está no intervalo de pesquisa.
A função CORRESP pode ser utilizada aninhada a outras funções, tornando-se ainda mais útil. Acompanhe nosso blog, pois logo mais traremos novos conteúdos de CORRESP com outras funções.
Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!
Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e siga nossa página no Instagram
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.