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FUNÇÃO DESCARTAR NO EXCEL – APRENDA COMO USAR

descartar capa

Conheça a função DESCARTAR e descubra como ela pode ser útil para você. A função DESCARTAR remove linhas ou colunas de um intervalo de dados, no qual você poderá escolher entre excluir as primeiras ou as últimas linhas ou colunas, conforme sua necessidade.

Essa função é especialmente útil quando você deseja extrair informações específicas de uma lista de dados sem a necessidade de criar fórmulas complexas ou usar filtros manuais.

Acompanhe nosso passo a passo até o final, e aprenda na prática essa incrível função e claro, pratique posteriormente.

Conheça a sintaxe da função DESCARTAR

A sintaxe básica da função DESCARTAR é a seguinte:

=DESCARTAR(matriz; linhas; [colunas])

Sendo os argumentos:

Matriz, o intervalo de dados da sua tabela.

Linhas, número de linhas a ser removido. Informe nº positivo para remover linhas da parte de cima da tabela, e nº negativos para remover da parte de baixo de sua tabela.

Colunas, número de colunas a ser removido. Informe nº positivo para remover colunas da esquerda, e nº negativos para remover colunas da direita de sua tabela.

Exemplo de Uso da Função DESCARTAR

Suponha que você tenha uma lista de colaboradores, com suas respectivas áreas e salário, e você deseja criar uma nova base, porém descartando as três primeiras linhas do intervalo original, e a última coluna de salários também.

descartar 1

Para descartar as linhas e coluna desejada, aplique a função da seguinte forma:

=DESCARTAR(B3:D18;3;-1)

descartar 2

Sendo os argumentos:

Matriz, será o intervalo B3:D18 correspondente a nossa tabela.

Linhas, como desejamos remover as três primeiras linhas, informaremos o número 3. Lembrando que número positivo serve para remover linhas da parte de cima da tabela.

Colunas, como desejamos remover a primeira coluna a direita, informaremos o número -1, em negativo. Número positivo serve para remover colunas da esquerda de sua tabela.

Confira o resultado:

descartar 3

Pronto! Um novo intervalo foi criado, a partir dos dados e definições estabelecidas na função.

Perceba que foi muito simples criar uma nova tabela a partir dos dados da sua tabela original!

Experimente diferentes cenários e descubra como a função DESCARTAR pode ser uma adição valiosa às suas habilidades no Excel.

Agora você pode colocar em prática tudo o que aprendeu aqui neste conteúdo!

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e siga nossa página no Instagram

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

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