Max Planilhas

FUNÇÃO DIVIDIRTEXTO NO EXCEL – APRENDA COMO USAR

função dividirtexto capa

A função DIVIDIRTEXTO, como o próprio nome diz, permite que os usuários dividam uma sequência de texto em várias partes, com base em um delimitador específico. Ou seja, tem o objetivo de dividir as informações de um texto, sendo em linhas ou colunas usando delimitadores. Importante destacar, a função não irá excluir ou cortar parte de um texto, apenas separá-los conforme sua definição na função.

Neste artigo, vamos te ensinar como você pode aplicar a função DIVIDIRTEXTO no Excel através de exemplos práticos, confira até o final e pratique posteriormente.

Conheça a Função DIVIDIRTEXTO

Primeiramente, conheça a sintaxe da função DIVIDIRTEXTO, sendo a seguinte:

=DIVIDIRTEXTO(text; col_delimiter; [row_delimiter]; [ignore_empty]; [match_mode]; [pad_with])

Os argumentos da função são:

text: o texto que deseja dividir.

col_delimiter: informar o que deseja separar entre colunas, através do delimitador.

row_delimiter: informar o que deseja separar em linhas, através do delimitador.

ignore_empty: se ignora as células vazias. O padrão é  FALSO.

match_mode: pesquisa no texto uma correspondência de delimitador. Por padrão, é feita uma correspondência que diferencia maiúsculas de minúsculas.

pad_with: o valor a ser usado para preenchimento. Por padrão, #N/A é usado.

Observação: Vale destacar que, apenas os dois primeiros argumentos são obrigatórios, os demais argumentos da função são todos opcionais o preenchimento. E nos exemplos que citaremos mais a frente utilizaremos apenas os primeiros argumentos.

Exemplos de Utilização da Função DIVIDIRTEXTO

Dividindo em colunas – Exemplo 1

Suponha que você tem uma lista com dados em uma coluna, porém os dados estão juntos, e você deseja separá-los em colunas, para isso usaremos a função DIVIDIRTEXTO.

função dividirtexto

Primeiramente, crie colunas novas que servirão como base para receber os dados. Feito isso, aplicaremos a função da seguinte forma:

=DIVIDIRTEXTO(B3;“;”)

função dividirtexto

Onde, os argumentos da função:

text: selecionaremos a célula com o texto que queremos dividir.

col_delimiter: desejamos separar o texto em colunas a partir do delimitador ; que na função deve ser incluído entre aspas, sendo “;”.

Após aplicarmos a função, o texto será dividido em colunas, posteriormente para aplicar as demais células, basta arrastar a função.

função dividirtexto

Confira agora o resultado.

função dividirtexto

Dividindo em linhas – Exemplo 2

Agora em nosso segundo exemplo de aplicação, temos também uma lista de dados, porém agora, os dados estão todos na mesma linha, e além de separá-los por coluna desejamos separar também por linha.

função dividirtexto

Primeiramente, criaremos uma tabela auxiliar para receber os dados. Feito isso, aplicaremos a função da seguinte forma:

=DIVIDIRTEXTO(B3;“;”;“/”)

função dividirtexto

Onde, os argumentos da função:

text: selecionaremos a célula com o texto que queremos dividir.

col_delimiter: desejamos separar o texto em colunas a partir do delimitador ; que na função deve ser incluído entre aspas, sendo “;”.

row_delimiter: desejamos separar o texto em linhas a partir do delimitador / que na função deve ser incluído entre aspas, sendo “/”.

Após aplicarmos a função, o texto será dividido em colunas e em linhas. Agora confira o resultado.

função dividirtexto

Pronto, viu só como é simples separar o texto com apenas uma função?! Você conseguiria realizar essa mesma tarefa, porém com uso de mais funções aninhadas, então a função DIVIDIRTEXTO pode facilitar muito o seu dia a dia. Afinal, ganhar tempo no Excel gera mais produtividade e ao dominar a função DIVIDIRTEXTO, você poderá economizar tempo e melhorar sua eficiência na manipulação de dados no Excel.

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp