A função SOMASE é sem dúvidas uma das mais importantes e utilizadas no Excel. Mas, afinal você sabe como ela funciona e como usar no Excel?
Nesse artigo, vamos te explicar através de um passo a passo simples e prático, tudo o que você precisa saber a respeito da função SOMASE. Não deixe de conferir o que preparamos para você e descubra como a função SOMASE pode ser importante no seu dia a dia.
O QUE É A FUNÇÃO SOMASE?
A função SOMASE tem por objetivo encontrar o resultado de uma soma, levando em consideração um determinado critério que precisa obrigatoriamente ser atendido.
Quando utilizamos a função SOMASE, o Excel entende que só poderá somar determinado valor, se uma condição for atendida, sendo justamente esse detalhe que diferencia a função SOMASE da função SOMA.
Para facilitar o seu entendimento, separamos um exemplo, aplicável ao nosso dia a dia e principalmente ao mercado de trabalho.
Na planilha da imagem abaixo, temos algumas vendas realizadas em determinado período, por vendedor e produto.
Com base nessa planilha, desejamos saber quanto foi vendido do produto Notebook neste período. Será que é possível?
Uma alternativa seria fazer uso da calculadora para chegar ao valor final, mas além de trabalhoso esse método poderia nos levar a erros, principalmente se considerarmos uma planilha maior que a do nosso exemplo. Não é mesmo?
Mas, não se preocupe, veja como é fácil resolver esse problema através da função SOMASE.
PASSO A PASSO: FUNÇÃO SOMASE
Confira no passo a passo, como utilizar a função SOMASE para resolver a situação apresentada no exemplo acima.
1.Conhecendo a sintaxe da função SOMASE
O primeiro passo para utilizar a função SOMASE é conhecer os seus critérios, vejamos como funciona a estrutura da função:
=SOMASE(intervalo; critérios; intervalo_soma)
Onde,
Intervalo: Conjunto de células para pesquisa do critério definido;
Critérios: Especificação do critério a ser buscado;
Intervalo Soma: Conjunto de células a somar, caso o critério seja atendido.
2.Aplicando a função na prática
Após conhecer a estrutura da função SOMASE, vamos localizar as informações em nossa planilha. Você pode usar a função da seguinte forma:
=SOMASE(D3:D22; G3; E3:E22)
Onde,
Intervalo: Como desejamos descobrir o total de vendas de um produto específico, o campo intervalo, será os dados onde constam os produtos, ou seja, D3:D22
Critérios: Como critério, utilizaremos a célula G3, onde informaremos o nome do produto que desejamos.
Intervalo de Soma: Por fim, temos o intervalo de soma que será os valores das vendas, ou seja, E3:E22.
Observe agora o resultado encontrado:
Utilizando a função SOMASE, chegamos facilmente ao valor total de vendas de Notebook no período.
3.Aplicando a função na prática – Segundo Exemplo
Suponha que agora desejamos saber quanto o vendedor Pedro vendeu neste período, vamos aplicar a função da segunda forma:
=SOMASE(C3:C22; G3; E3:E22)
Onde,
Intervalo: Como desejamos descobrir o total de vendas de um vendedor específico, o campo intervalo, será os dados onde constam os vendedores, ou seja, C3:C22
Critérios: Como critério, utilizaremos a célula G3, onde informaremos o nome do vendedor que desejamos.
Intervalo de Soma: Por fim, temos o intervalo de soma que será os valores das vendas, ou seja, E3:E22.
Observe agora o resultado encontrado:
Viu como é fácil e muito útil? Agora, você já pode sair por aí, aplicando a função SOMASE nas suas planilhas e no seu dia a dia.
Lembre-se de que a prática é essencial para o aperfeiçoamento, reveja nosso conteúdo e aplique em suas planilhas.
Gostou? Para mais dicas e conteúdos sobre Excel, inscreva-se em nosso Canal no YouTube e siga nossa página no Instagram
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.