Max Planilhas

Como Criar um Mapa no Excel: Passo a Passo

mapa excel capa

Mapa no Excel é uma forma eficaz de visualizar dados geográficos em um contexto regional. São úteis para comparar valores e mostrar categorias entre regiões geográficas, identificando padrões e tendências regionais em seus dados, tornando mais fácil para o público identificar diferenças em uma região específica.

Neste artigo, explicaremos o que é um mapa coroplético e como criar um no Excel, com um exemplo prático. Confira até o final e pratique posteriormente.

O que é um Mapa Coroplético?

Um mapa coroplético, também conhecido como mapa de cores proporcionais, é um tipo de mapa temático que utiliza cores para representar informações estatísticas sobre áreas geográficas específicas, ou seja, usa cor para exibir como um valor difere em proporção entre localizações geográficas ou regiões. Cada área é colorida de acordo com o valor de um indicador específico.

Passo 1: Preparação dos Dados

Antes de criar um mapa coroplético no Excel, é importante garantir que você tenha os dados necessários e que eles estejam organizados da maneira correta. Use essa opção de mapa quando você tiver regiões geográficas em seus dados, como países/regiões, estados, municípios.

Seu conjunto de dados para criar o gráfico de mapa, deve incluir uma coluna com as regiões geográficas e outra coluna com os valores que você deseja representar no mapa.

EXEMPLO PRÁTICO: Vamos supor que possui uma lista de vendas com base em suas filiais, e deseja fazer uma análise geral com base nos faturamentos. Confira a tabela abaixo:

mapa excel 1

Passo 2: Inserindo o Mapa

Selecione as colunas de Estado e Faturamento, mesmo que sua tabela possua mais colunas, selecione apenas a coluna que representa as regiões e a coluna de valores. Com as colunas selecionadas, vá na guia “Inserir”, em seguida na opção de “Mapas”, clique em “Mapa de Coroplético”:

mapa excel 2

Ao selecionar a opção seu gráfico de mapa será criado. Confira:

mapa excel 3

Note que ao gerar seu gráfico de mapa, será incluído automaticamente uma escala de cor, onde a tonalidade mais escura irá representar o maior valor, e irá reduzindo a tonalidade conforme os valores forem diminuindo.

Com o gráfico criado, é possível fazer algumas modificações que são comuns em qualquer gráfico do Excel, como a mudança de cores e até mesmo o layout do gráfico, entre outras modificações.

Passo 3: Design do Gráfico

Se desejar fazer modificações em seu gráfico, como alterar cores, layout e mais, selecione seu gráfico e veja as opções disponíveis nas guias Design do Gráfico e Formatar.

Com nosso gráfico selecionado, iremos alterar a cor, para isso vá na guia “Design do Gráfico”, na opção “Alterar Cores” e selecione a paleta desejada e pronto, seu gráfico será alterado.

mapa excel 4

Passo 4: Adicionar Rótulos de Dados

Para deixar seu gráfico de mapa mais compreensível, além da escala de cor, é importante incluir outros elementos. Para isso, com seu gráfico selecionado, clique na opção “Elementos do Gráfico” e adicione um Título e Rótulos de Dados, assim seus dados de valores serão inclusos diretamente no gráfico facilitando a compreensão e visualização dos dados, além da escala de cor.

mapa excel 5

Você poderá ajustar os rótulos de dados, para isso clique com o botão direito em cima dos valores no gráfico, e vá na opção “Formatar Rótulos”. No exemplo, alteramos os rótulos de dados conforme abaixo:

mapa excel 6

Confira o resultado final do nosso gráfico de mapa:

mapa excel 7

Pronto! Viu só como é prático?! Os mapas coropléticos são uma ferramenta valiosa para visualizar dados geográficos de forma eficaz. Com o Excel e os passos descritos acima, você pode criar seus próprios mapas para destacar padrões e tendências em seus dados regionais.

Agora que você aprendeu, pratique e nos conte o que achou da dica de hoje e confira mais conteúdos disponíveis em nosso blog.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp