Max Planilhas

Explorando a Função FIMMÊS no Excel

função FIMMÊS capa

O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa que oferece uma variedade de funções para facilitar a manipulação e análise de dados. Entre essas funções, a FIMMÊS se destaca como uma ferramenta valiosa para lidar com datas e períodos específicos.

Neste artigo, vamos explorar o que é a função FIMMÊS, como ela funciona e aplicá-la aninhada a outra função no Excel, acompanhe até o final e pratique posteriormente.

O que é a Função FIMMÊS?

A função FIMMÊS é uma função de data no Excel que tem como objetivo retornar a última data de um mês, com base em uma data indicada e o número de meses a serem considerados.

A sintaxe básica da função é a seguinte:

=FIMMÊS(data_inicial; meses)

Data_inicial: A data inicial para a qual você deseja encontrar o último dia do mês.

Meses: O número de meses antes ou depois da data inicial. Um valor positivo para meses gera uma data futura; um valor negativo gera uma data passada. Se for zero, então ela retornará a data do mês atual.

Como a Função FIMMÊS Funciona?

A função FIMMÊS opera considerando a data fornecida e, ajusta o número de meses especificado, retornando a última data do mês atual, anterior ou posterior a data indicada.

Como aplicar a Função FIMMÊS

Nos exemplos abaixo, temos uma data inicial, e a partir dela desejamos saber a última data com base em alguns meses específicos. Veja como aplicar a função nessas situações:

Para saber a última data do mês inicial, você pode aplicar da seguinte forma: =FIMMÊS(B3;0)

função FIMMÊS1

Se deseja descobrir o último dia do mês, de uma data futura, ou seja, um mês após a data inicial, você pode aplicar da seguinte forma: =FIMMÊS(B3;1)

função FIMMÊS2

Agora se deseja descobrir o último dia do mês, de uma data passada, ou seja, três meses antes a data inicial, você pode aplicar da seguinte forma: =FIMMÊS(B3;-3)

função FIMMÊS3

Confira os resultados:

função FIMMÊS4

Utilizando a função FIMMÊS com CONCAT

Suponha que desejamos obter automaticamente a data do último dia do mês, através da indicação de um mês e ano especificado em células separadas. Para isso podemos utilizar a função FIMMÊS aninhada com a função CONCAT, podemos aplicar da seguinte forma: =FIMMÊS(CONCAT(B3;C3);0)

função FIMMÊS5

Ou seja, unificamos as informações de mês e ano, através da função CONCAT, e esta se tornou nossa data inicial, e como desejamos saber o último dia do mês mencionado, indicado o zero na função FIMMÊS. Confira o resultado:

função FIMMÊS6

A função FIMMÊS no Excel é valiosa para lidar com datas e prazos, facilitando o trabalho com análises temporais. Ao incorporar a função FIMMÊS em suas fórmulas e análises, você economiza tempo e evita possíveis erros, garantindo uma manipulação eficiente e precisa das datas em suas planilhas.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp