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APRENDA COMO USAR AS FUNÇÕES LINS E COLS NO EXCEL

lins capa

As funções LINS e COLS tem por objetivo contabilizar as linhas ou colunas, respectivamente, de uma referência de dados no Excel. Com base em um intervalo de dados, as funções realizam a contagem de linhas e colunas selecionadas.

Neste artigo te mostraremos como aplicar ambas as funções no Excel, acompanhe até o final e pratique posteriormente.

  1. Função LINS:

A função LINS, é especialmente útil quando se deseja contar o número de linhas em uma determinada referência de células. A sintaxe básica da função é: =LINS(matriz)

Sendo que,

Matriz: Será a referência do intervalo de células do qual se deseja contar as linhas.

Exemplo Prático de Uso:

Suponha que temos uma tabela com as listas de nossos colaboradores e desejamos saber quantas linhas há no intervalo da tabela, incluindo a parte do cabeçalho. Ou seja, iremos considerar todo o intervalo da tabela.

lins 1

Para contar o número de linhas nesta tabela, você utilizaria a função da seguinte forma:

=LINS(B5:E13)

lins 2

Isso retornaria o valor 9, indicando que há nove linhas no intervalo especificado. Perceba que a contagem é feita no sentido vertical.

lins 3

  1. Função COLS:

A função COLS, é similar à função LINS, mas opera nas colunas de uma tabela. A sintaxe básica da função é: =COLS(matriz)

Sendo que,

Matriz: Será a referência do intervalo de células do qual se deseja contar as colunas.

Exemplo Prático de Uso:

Usando a tabela anterior, iremos selecionar o mesmo intervalo de dados, porém agora para contar o número de colunas. Assim, você utilizaria a função da seguinte forma:

=COLS(B5:E13)

lins 4

Isso retornaria o valor 4, indicando que há quatro colunas no intervalo especificado. Ou seja, a contagem neste caso é realizada de forma horizontal.

lins 5

Pronto, viu só como as aplicações de ambas as funções são práticas?! Você pode usá-las conforme os exemplos práticos, ou seja, para contar as linhas ou colunas em um intervalo de dados, ou pode usar também aninhada a outras funções do Excel. Experimente essas funções em suas próprias planilhas para explorar todo o potencial que o Excel oferece.

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E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

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