Max Planilhas

APRENDA COMO USAR AS FUNÇÕES LINS E COLS NO EXCEL

lins capa

As funções LINS e COLS tem por objetivo contabilizar as linhas ou colunas, respectivamente, de uma referência de dados no Excel. Com base em um intervalo de dados, as funções realizam a contagem de linhas e colunas selecionadas.

Neste artigo te mostraremos como aplicar ambas as funções no Excel, acompanhe até o final e pratique posteriormente.

  1. Função LINS:

A função LINS, é especialmente útil quando se deseja contar o número de linhas em uma determinada referência de células. A sintaxe básica da função é: =LINS(matriz)

Sendo que,

Matriz: Será a referência do intervalo de células do qual se deseja contar as linhas.

Exemplo Prático de Uso:

Suponha que temos uma tabela com as listas de nossos colaboradores e desejamos saber quantas linhas há no intervalo da tabela, incluindo a parte do cabeçalho. Ou seja, iremos considerar todo o intervalo da tabela.

lins 1

Para contar o número de linhas nesta tabela, você utilizaria a função da seguinte forma:

=LINS(B5:E13)

lins 2

Isso retornaria o valor 9, indicando que há nove linhas no intervalo especificado. Perceba que a contagem é feita no sentido vertical.

lins 3

  1. Função COLS:

A função COLS, é similar à função LINS, mas opera nas colunas de uma tabela. A sintaxe básica da função é: =COLS(matriz)

Sendo que,

Matriz: Será a referência do intervalo de células do qual se deseja contar as colunas.

Exemplo Prático de Uso:

Usando a tabela anterior, iremos selecionar o mesmo intervalo de dados, porém agora para contar o número de colunas. Assim, você utilizaria a função da seguinte forma:

=COLS(B5:E13)

lins 4

Isso retornaria o valor 4, indicando que há quatro colunas no intervalo especificado. Ou seja, a contagem neste caso é realizada de forma horizontal.

lins 5

Pronto, viu só como as aplicações de ambas as funções são práticas?! Você pode usá-las conforme os exemplos práticos, ou seja, para contar as linhas ou colunas em um intervalo de dados, ou pode usar também aninhada a outras funções do Excel. Experimente essas funções em suas próprias planilhas para explorar todo o potencial que o Excel oferece.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp