As funções MAIOR e MENOR são especialmente úteis quando se deseja identificar os valores extremos em um conjunto de dados. Elas permitem encontrar, respectivamente, o maior e o menor valor em uma série de números, considerando a posição desejada.
Neste artigo, mostraremos na prática como aplicar as funções MAIOR e MENOR no Excel, confira até o final e pratique posteriormente.
POR QUE UTILIZAR AS FUNÇÕES MAIOR E MENOR?
Ao utilizar essas funções, você pode economizar tempo e evitar a necessidade de classificar manualmente seus dados, tornando o processo mais eficiente e menos propenso a erros.
CONHEÇA A ESTRUTURA DAS FUNÇÕES
-
FUNÇÃO MAIOR
A função MAIOR retorna o maior valor em um intervalo de dados, considerando o número de uma posição determinada, ou seja, através da função indicará a posição que deseja obter, se for o nº 1, a função retornará o maior valor, se for 2, será o segundo maior, e assim por diante. Sua sintaxe básica é a seguinte:
=MAIOR(matriz; k)
Matriz: O conjunto de dados no qual você deseja encontrar o valor.
K: A posição do valor que você deseja encontrar. Se será o 1º, 2º, 3º maior valor, e assim por diante.
-
FUNÇÃO MENOR
Semelhante a função MAIOR, a função MENOR, por sua vez, retorna o menor valor em um intervalo de dados considerando o número de uma posição determinada, ou seja, através da função indicará a posição que deseja obter, se for o nº 1, a função retornará o menor valor, se for 2, será o segundo menor, e assim por diante. Sua sintaxe é semelhante, confira:
=MENOR(matriz; k)
Matriz: O conjunto de dados que você deseja analisar.
K: A posição do valor desejado, seguindo a mesma lógica da função MAIOR citada logo acima.
CONFIRA SUA APLICAÇÃO PRÁTICA
Imagine que você está analisando o desempenho de vendas de uma equipe ao longo do mês de janeiro, e deseja saber quais foram os três maiores valores do mês.
Podemos utilizar a função MAIOR da seguinte maneira:
=MAIOR(D3:D21;F3)
Matriz: será o intervalo de valores D3:D21. Importante: antes de arrastarmos a função para as demais células, de posições 2 e 3, devemos travar o intervalo de valores, ficando desta forma =MAIOR($D$3:$D$21;F3). Ou seja, ao travarmos esse intervalo, a função não mudará o intervalo para as próximas células, alterando apenas a referência de posição.
K: a posição a ser encontrada, será a posição conforme o número indicado na coluna F, sendo o 1º maior valor na referência F3, o segundo na referência F4 e assim por diante.
Confira o resultado:
A função retornará os três maiores valores, conforme cada posição.
Agora utilizando o mesmo exemplo, desejamos saber quais são os dois menores valores no intervalo. Para isso, podemos utilizar a função MENOR da seguinte forma:
=MENOR(D3:D21;F8)
Lembrando que, antes de arrastarmos a função para as demais células, também iremos travar o intervalo de valores, ficando assim: =MENOR($D$3:$D$21;F8).
Confira o resultado:
A função retornará os dois menores valores, conforme cada posição.
As funções MAIOR e MENOR no Excel são ferramentas valiosas para análise de dados, permitindo que os usuários identifiquem rapidamente os extremos em um conjunto de informações. Ao compreender a sintaxe e aplicar essas funções em situações práticas, você poderá aprimorar suas habilidades de análise de dados no Excel.
Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.