Max Planilhas

Aprenda Como Utilizar as Funções MAIOR e MENOR no Excel

maior capa

As funções MAIOR e MENOR são especialmente úteis quando se deseja identificar os valores extremos em um conjunto de dados. Elas permitem encontrar, respectivamente, o maior e o menor valor em uma série de números, considerando a posição desejada.

Neste artigo, mostraremos na prática como aplicar as funções MAIOR e MENOR no Excel, confira até o final e pratique posteriormente.

POR QUE UTILIZAR AS FUNÇÕES MAIOR E MENOR?

Ao utilizar essas funções, você pode economizar tempo e evitar a necessidade de classificar manualmente seus dados, tornando o processo mais eficiente e menos propenso a erros.

CONHEÇA A ESTRUTURA DAS FUNÇÕES

  • FUNÇÃO MAIOR

A função MAIOR retorna o maior valor em um intervalo de dados, considerando o número de uma posição determinada, ou seja, através da função indicará a posição que deseja obter, se for o nº 1, a função retornará o maior valor, se for 2, será o segundo maior, e assim por diante. Sua sintaxe básica é a seguinte:

=MAIOR(matriz; k)

Matriz: O conjunto de dados no qual você deseja encontrar o valor.

K: A posição do valor que você deseja encontrar. Se será o 1º, 2º, 3º maior valor, e assim por diante.

  • FUNÇÃO MENOR

Semelhante a função MAIOR, a função MENOR, por sua vez, retorna o menor valor em um intervalo de dados considerando o número de uma posição determinada, ou seja, através da função indicará a posição que deseja obter, se for o nº 1, a função retornará o menor valor, se for 2, será o segundo menor, e assim por diante. Sua sintaxe é semelhante, confira:

=MENOR(matriz; k)

Matriz: O conjunto de dados que você deseja analisar.

K: A posição do valor desejado, seguindo a mesma lógica da função MAIOR citada logo acima.

CONFIRA SUA APLICAÇÃO PRÁTICA

Imagine que você está analisando o desempenho de vendas de uma equipe ao longo do mês de janeiro, e deseja saber quais foram os três maiores valores do mês.

MAIOR 1

Podemos utilizar a função MAIOR da seguinte maneira:

=MAIOR(D3:D21;F3)

MAIOR 2

Matriz: será o intervalo de valores D3:D21. Importante: antes de arrastarmos a função para as demais células, de posições 2 e 3, devemos travar o intervalo de valores, ficando desta forma =MAIOR($D$3:$D$21;F3). Ou seja, ao travarmos esse intervalo, a função não mudará o intervalo para as próximas células, alterando apenas a referência de posição.

K: a posição a ser encontrada, será a posição conforme o número indicado na coluna F, sendo o 1º maior valor na referência F3, o segundo na referência F4 e assim por diante.

Confira o resultado:

MAIOR 3

A função retornará os três maiores valores, conforme cada posição.

Agora utilizando o mesmo exemplo, desejamos saber quais são os dois menores valores no intervalo. Para isso, podemos utilizar a função MENOR da seguinte forma:

=MENOR(D3:D21;F8)

MAIOR 4

Lembrando que, antes de arrastarmos a função para as demais células, também iremos travar o intervalo de valores, ficando assim: =MENOR($D$3:$D$21;F8).

Confira o resultado:

MAIOR 5

A função retornará os dois menores valores, conforme cada posição.

As funções MAIOR e MENOR no Excel são ferramentas valiosas para análise de dados, permitindo que os usuários identifiquem rapidamente os extremos em um conjunto de informações. Ao compreender a sintaxe e aplicar essas funções em situações práticas, você poderá aprimorar suas habilidades de análise de dados no Excel.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp