A função DIATRABALHOTOTAL.INTL, possibilita a contabilização de dias entre duas datas levando em consideração feriados e a personalização dos dias da semana, permitindo que realize a contabilização de dias úteis, seja para entrega de um projeto, compra de benefícios, entre outros.
Neste artigo, vamos te ensinar como aplicar essa incrível função no Excel. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.
Como Funciona a Função DIATRABALHOTOTAL.INTL
A função DIATRABALHOTOTAL.INTL no Excel é projetada para calcular o número total de dias úteis entre duas datas, permitindo a especificação de feriados e dias não úteis. Sua sintaxe básica é a seguinte:
=DIATRABALHOTOTAL.INTL(data_inicial, data_final, [fimdesemana], [feriados])
Sendo os argumentos:
data_inicial: A data de início do período da contagem.
data_final: A data de término do período da contagem.
[fimdesemana]: Uma sequência que representa os dias da semana considerados como fins de semana. Confira a tabela de números logo abaixo, que variam de 1 a 17.
[feriados]: Uma lista de datas que devem ser excluídas do cálculo de dias úteis.
Demonstração Prática 1:
Vamos considerar um exemplo prático para ilustrar a aplicação da função. Suponha que você tenha um projeto com início em 01/01/2024 e término em 31/03/2024. Nosso objetivo é saber quantos dias uteis se passaram entre essas duas datas, sendo que devemos ignorar os dias de final de semana (Sábado e Domingo) e os feriados deste período.
A fórmula ficaria assim: =DIATRABALHOTOTAL.INTL(C2;C3;1;C7:C10)
Neste exemplo:
data_inicial: será a data informada na referência de célula C2.
data_final: será a data informada na referência de célula C3.
[fimdesemana]: indicaremos o número correspondente aos finais de semana como, sábado e domingo, ou seja, indicaremos o número 1 da tabela.
[feriados]: indicaremos o intervalo de células correspondentes as datas de feriados neste período.
Confira o resultado:
No exemplo, a função retornará o número de 62 de dias úteis no período considerado.
Demonstração Prática 2:
Para reforçar, neste exemplo, suponha que irá realizar a compra de benefícios em sua empresa, e ao realizar o cálculo do mês de março, nosso objetivo é saber a quantidade de dias uteis, sendo que devemos ignorar apenas o domingo como final de semana, e os feriados deste mês em questão.
A fórmula ficaria assim: =DIATRABALHOTOTAL.INTL(C2;C3;11;C7)
Neste exemplo:
data_inicial: será a data informada na referência de célula C2.
data_final: será a data informada na referência de célula C3.
[fimdesemana]: indicaremos o número correspondente aos finais de semana apenas de domingo, ou seja, indicaremos o número 11 da tabela.
[feriados]: indicaremos o intervalo de células correspondentes as datas de feriados neste período.
Confira o resultado:
Pronto, vou só como é prática?! A função DIATRABALHOTOTAL.INTL é uma ferramenta valiosa para quem precisa calcular o número de dias úteis, sua aplicação prática simplifica o gerenciamento de prazos, sendo uma adição significativa ao conjunto de recursos oferecidos pelo Microsoft Excel.
Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.