Max Planilhas

Explorando a Função EXT.TEXTO no Excel

função EXT.TEXTO capa

A função EXT.TEXTO destaca-se por sua capacidade de extrair partes específicas de uma cadeia de texto, ou seja, retorna um número específico de caracteres de um conjunto de texto.

Neste artigo, exploraremos como a função EXT.TEXTO funciona e demonstraremos seu uso em uma aplicação prática, acompanhe até o final e pratique posteriormente.

Entendendo a Função EXT.TEXTO

A função EXT.TEXTO no Excel permite extrair uma quantidade específica de caracteres de uma cadeia de texto, começando em uma posição determinada. Sua sintaxe básica é a seguinte:

=EXT.TEXTO(texto; núm_inicial; núm_caract)

Sendo seus argumentos:

Texto: referência do texto você deseja extrair os caracteres.

Núm_inicial: a posição a partir da qual a extração deve começar contando da esquerda para a direita.

Núm_caract: a quantidade de caracteres a serem extraídos.

Exemplo Prático – Passo a Passo

Suponha que você tenha uma lista de códigos de produtos em uma coluna no Excel, e cada código tenha um formato com letras e números, vide imagem abaixo. Se você precisar extrair apenas os números desses códigos, a função EXT.TEXTO pode ser extremamente útil.

função EXT.TEXTO 1

Passo 1: Na célula onde deseja extrair as informações, no exemplo, iremos inserir na célula C3 a função EXT.TEXTO. Considerando que os códigos de produto estão na coluna B, começando da célula B3, a função será incluída da seguinte forma:

=EXT.TEXTO(B3;6;4)

função EXT.TEXTO 2

Sendo os argumentos:

Texto: referência da célula com o texto, sendo a célula B3.

Núm_inicial: desejamos extrair somente os números, e o primeiro número aparece na sexta posição, com isso informaremos o número 6 neste argumento.

Núm_caract: agora precisamos apenas dos caracteres de números, e o total de números no código é 4, então informaremos este número no argumento.

Passo 2: Arraste a função para as células abaixo. Com isso o resultado será uma lista dos números extraídos correspondentes a cada código.

função EXT.TEXTO 3

Pronto! Muito prático não é mesmo, e economizamos muito tempo ao não fazer a extração das informações manualmente. Ao explorar e compreender as diversas funções do Excel, vocês poderão aprimorar suas habilidades de análise e tornar suas tarefas mais eficientes.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp