Max Planilhas

Aprenda a diferença entre as funções MAIOR e MÁXIMO no Excel

funções excel capa

As funções MAIOR e MÁXIMO no Excel são utilizadas para encontrar valores relevantes em conjuntos de dados. Embora tenham propósitos semelhantes, essas funções têm diferenças fundamentais que afetam sua aplicação prática.

Neste artigo, exploraremos as distinções entre MAIOR e MÁXIMO, destacando exemplos de uso para ilustrar suas funcionalidades. Confira até o final e pratique posteriormente.

Função MÁXIMO

A função MÁXIMO é usada para encontrar o valor máximo em um conjunto de números. Seja uma lista de valores em uma coluna ou um intervalo de células, o MÁXIMO retorna o valor mais alto presente nesses dados. Sua sintaxe básica é:

=MÁXIMO(núm1; [núm2]; …)

Onde os argumentos núm1; [núm2]; …: Representam os números ou intervalos de células contendo os números dos quais você deseja encontrar o máximo.

Exemplo Prático de Utilização

Suponha que temos uma planilha com os dados de vendas por colaboradores de uma empresa, e desejamos encontrar a maior receita, independente do colaborador.

Para isso, podemos usar a função MÁXIMO da seguinte maneira:

=MÁXIMO(D3:D21)

funções excel 1

Neste exemplo, D3:D21 representa o intervalo de células contendo os valores de vendas. Com isso, a função retornará o valor máximo presente nesse intervalo, ou seja, a maior receita registrada.

Confira o resultado:

funções excel 2

Função MAIOR

A função MAIOR, por outro lado, é usada para encontrar o enésimo maior valor em um conjunto de números. Isso significa que você pode especificar qual maior valor deseja encontrar, em vez de simplesmente o máximo, ou seja, conseguirá determinar se deseja encontrar o 1º, 2º, 3º maior valor, e assim por diante. Sua sintaxe é a seguinte:

=MAIOR(matriz; k)

Onde o argumento matriz: Representa o intervalo de células contendo os números dos quais você deseja encontrar o valor.

E k: Indica a posição do maior valor que você deseja encontrar. Por exemplo, 1 para o maior valor, 2 para o segundo maior valor e assim por diante.

Exemplo Prático de Utilização

Continuando com o exemplo anterior das vendas por colaboradores, suponha que agora queremos encontrar o quarto maior valor de vendas. Podemos usar a função MAIOR da seguinte maneira:

=MAIOR(D3:D21;4)

funções excel 3

Neste caso, D3:D21 representa o intervalo de vendas e 4 indica que queremos encontrar o quarto maior valor de vendas. Assim a função retornará o valor correspondente ao quarto maior valor de receita.

Confira o resultado:

funções excel 4

Embora ambas as funções, MAIOR e MÁXIMO, sejam úteis para encontrar valores relevantes em conjuntos de dados, elas têm finalidades distintas. Enquanto MÁXIMO retorna o valor máximo em um conjunto de números, MAIOR é usado para encontrar o enésimo maior valor, ou seja, podendo determinar a posição desejada.

Compreender essas diferenças é essencial para aplicar essas funções de forma eficaz em análises de dados no Excel. Os exemplos práticos fornecidos neste artigo demonstram como utilizar cada função em situações comuns de análise de dados, ajudando os usuários a aproveitarem ao máximo as capacidades do Excel em suas atividades de planilhas.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp