Max Planilhas

Descubra como usar a Função DESLOC no Excel

desloc capa

A função DESLOC no Excel é uma ferramenta poderosa que permite aos usuários referenciar células ou intervalos de células de forma dinâmica. Ela é particularmente útil em situações em que você precisa mover ou deslocar uma referência de célula com base em determinados critérios ou condições.

Neste artigo, vamos explorar como usar a função DESLOC e demonstrar sua aplicação aninhada a outras funções o que há torna ainda mais eficaz no Excel. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.

Conheça a Sintaxe da Função DESLOC

A função DESLOC retorna uma referência a uma célula ou intervalo de células que está deslocado em relação a uma referência inicial.

A sintaxe básica da função DESLOC é:

=DESLOC(ref; lins; cols; [altura]; [largura])

Ela é composta por cinco argumentos:

Referência (ref.): A referência inicial a partir da qual deseja-se deslocar.

Linhas (lins): O número de linhas pelo qual deseja-se deslocar a referência (valor positivo para baixo da célula referência, valor negativo para cima da célula referência).

Colunas (cols): O número de colunas pelo qual deseja-se deslocar a referência (valor positivo para a direita, valor negativo para a esquerda).

[Altura]: (Opcional) O número de linhas no intervalo de referência deslocado. A altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo

[Largura]: (Opcional) O número de colunas no intervalo de referência deslocado. A largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Como funciona a função DESLOC?

Neste exemplo prático, iremos utilizar os três principais argumentos da função DESLOC: a referência, as linhas e as colunas.

Usando a tabela abaixo, suponha que a partir da célula C3 desejamos deslocar 2 linhas para baixo e 1 para a direita.

Dito isso, podemos aplicar a função da seguinte forma: =DESLOC(C3;2;1)

desloc 1

Como resultado teremos o resultado de R$ 170.

desloc 2

Porém, agora mostraremos um exemplo prático de aplicação mais usual desta função, pois, aninhadas a outras funções do Excel ela se torna ainda mais útil.

Como Usar a Função DESLOC aninhada as funções SOMA e CORRESP

Vamos criar um exemplo onde combinamos a função DESLOC com a função SOMA e CORRESP para calcular a soma de valores em um intervalo dinâmico em uma tabela.

Suponha que tenha um relatório de despesas com controle de gastos mensal, e ao selecionar um mês específico desejamos que o Excel retorne a soma total respectivo ao mês selecionado.

Você poderá aplicar a função na célula desejada, no exemplo, usaremos a célula C3, da seguinte forma:

desloc 3

Na função DESLOC, como referência selecionamos o intervalo referente as despesas, pois queremos somar todos os seus valores.

No argumento lins colocaremos 0, pois para esta situação não necessitamos de seu deslocamento.

No argumento cols, aninharemos a função CORRESP, para indicar a quantidade de colunas que a função deve deslocar, correspondente ao mês informado na célula C2. Se quiser entender como funciona a função CORRESP, já temos artigo aqui sobre ela, ao final deste artigo o link estará disponível para verificar.

E por fim, usamos a função SOMA para calcular a soma dos valores no intervalo selecionado pela função DESLOC.

Confira o resultado. O Excel somou todo o intervalo referente ao mês selecionado.

desloc 4

Ao alterarmos para qualquer outro mês, a função retornará automaticamente a soma das despesas para esse mês específico.

A função DESLOC é uma ferramenta versátil que pode facilitar muito o trabalho com planilhas no Excel. Ao compreender como usar a função DESLOC e aplicá-la em situações práticas, você pode criar planilhas mais dinâmicas e eficientes que se ajustam automaticamente às mudanças nos dados. Experimente explorar mais os recursos da função DESLOC em suas próprias planilhas e descubra como ela pode simplificar seu trabalho com o Excel.

Para acessar o artigo sobre a função CORRESP clique aqui!

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp