A função DESLOC no Excel é uma ferramenta poderosa que permite aos usuários referenciar células ou intervalos de células de forma dinâmica. Ela é particularmente útil em situações em que você precisa mover ou deslocar uma referência de célula com base em determinados critérios ou condições.
Neste artigo, vamos explorar como usar a função DESLOC e demonstrar sua aplicação aninhada a outras funções o que há torna ainda mais eficaz no Excel. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.
Conheça a Sintaxe da Função DESLOC
A função DESLOC retorna uma referência a uma célula ou intervalo de células que está deslocado em relação a uma referência inicial.
A sintaxe básica da função DESLOC é:
=DESLOC(ref; lins; cols; [altura]; [largura])
Ela é composta por cinco argumentos:
Referência (ref.): A referência inicial a partir da qual deseja-se deslocar.
Linhas (lins): O número de linhas pelo qual deseja-se deslocar a referência (valor positivo para baixo da célula referência, valor negativo para cima da célula referência).
Colunas (cols): O número de colunas pelo qual deseja-se deslocar a referência (valor positivo para a direita, valor negativo para a esquerda).
[Altura]: (Opcional) O número de linhas no intervalo de referência deslocado. A altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo
[Largura]: (Opcional) O número de colunas no intervalo de referência deslocado. A largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.
Como funciona a função DESLOC?
Neste exemplo prático, iremos utilizar os três principais argumentos da função DESLOC: a referência, as linhas e as colunas.
Usando a tabela abaixo, suponha que a partir da célula C3 desejamos deslocar 2 linhas para baixo e 1 para a direita.
Dito isso, podemos aplicar a função da seguinte forma: =DESLOC(C3;2;1)
Como resultado teremos o resultado de R$ 170.
Porém, agora mostraremos um exemplo prático de aplicação mais usual desta função, pois, aninhadas a outras funções do Excel ela se torna ainda mais útil.
Como Usar a Função DESLOC aninhada as funções SOMA e CORRESP
Vamos criar um exemplo onde combinamos a função DESLOC com a função SOMA e CORRESP para calcular a soma de valores em um intervalo dinâmico em uma tabela.
Suponha que tenha um relatório de despesas com controle de gastos mensal, e ao selecionar um mês específico desejamos que o Excel retorne a soma total respectivo ao mês selecionado.
Você poderá aplicar a função na célula desejada, no exemplo, usaremos a célula C3, da seguinte forma:
Na função DESLOC, como referência selecionamos o intervalo referente as despesas, pois queremos somar todos os seus valores.
No argumento lins colocaremos 0, pois para esta situação não necessitamos de seu deslocamento.
No argumento cols, aninharemos a função CORRESP, para indicar a quantidade de colunas que a função deve deslocar, correspondente ao mês informado na célula C2. Se quiser entender como funciona a função CORRESP, já temos artigo aqui sobre ela, ao final deste artigo o link estará disponível para verificar.
E por fim, usamos a função SOMA para calcular a soma dos valores no intervalo selecionado pela função DESLOC.
Confira o resultado. O Excel somou todo o intervalo referente ao mês selecionado.
Ao alterarmos para qualquer outro mês, a função retornará automaticamente a soma das despesas para esse mês específico.
A função DESLOC é uma ferramenta versátil que pode facilitar muito o trabalho com planilhas no Excel. Ao compreender como usar a função DESLOC e aplicá-la em situações práticas, você pode criar planilhas mais dinâmicas e eficientes que se ajustam automaticamente às mudanças nos dados. Experimente explorar mais os recursos da função DESLOC em suas próprias planilhas e descubra como ela pode simplificar seu trabalho com o Excel.
Para acessar o artigo sobre a função CORRESP clique aqui!
Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.