Max Planilhas

Descubra para que serve a função PROCH no Excel

proch excel capa

No mundo acelerado de hoje, qualquer ferramenta que nos ajude a economizar tempo é uma bênção. No entanto, muitos de nós ainda perdemos preciosos minutos (ou até mesmo horas) procurando por informações específicas em nossas planilhas do Excel. É aí que entra o herói do dia: a função PROCH.

Neste artigo, vamos aprender como usar a função PROCH através de um passo a passo simples e prático, acompanhe até o final e pratique posteriormente.

O que é o PROCH?

Primeiramente, vamos entender o que é a função PROCH no Excel. Ela é muito semelhante a função PROCV, no entanto o que as diferencia é que na função PROCH a pesquisa é feita horizontalmente, ou seja, busca as informações a partir das linhas da tabela, e não por colunas como no PROCV.

Já temos aqui no blog um conteúdo explicando sobre a função PROCV, se ainda não conferiu,  clique aqui e confira este conteúdo também.

Como Utilizar o PROCH: Um Guia Passo a Passo

Agora que você já sabe o que é o PROCH e para que serve, vamos aprender como utilizá-lo. Vamos lá!

Passo 1: Prepare seus dados

Para este exemplo, vamos supor que estamos gerenciando uma lista de produtos com seus preços correspondentes, e desejamos buscar quanto foi vendido de determinado produto em um mês específico.

proch excel 1

Passo 2: Entendendo a função PROCH

Antes de irmos para a aplicação da função, entenda sua sintaxe:

=PROCH(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_lin; [procurar_intervalo])

Sendo seus argumentos:

valor_procurado: Este será a sua referência de procura.

matriz_tabela: Este é todo o intervalo de dados onde o PROCH procurará o valor_procurado.

núm_índice_lin: Este é o número que será utilizado para indicar a linha de onde o valor correspondente será retornado.

procurar_intervalo: Este argumento é opcional e indica se o PROCH deve procurar uma correspondência exata ou aproximada. Para uma correspondência exata, use “FALSO” ou 0; para uma correspondência aproximada, use “VERDADEIRO” ou 1.

Passo 3: Aplicando a função

Agora, vamos aplicar a função PROCH ao nosso exemplo prático. No exemplo, desejamos buscar o valor de venda do produto C no mês de março. Para isso, na célula onde você deseja que o resultado apareça, digite a seguinte fórmula:

=PROCH(B2;B4:F8;4;FALSO)

proch excel 2

Sendo seus argumentos:

valor_procurado: Em nosso exemplo o valor a ser procurado, será a referência de célula do produto que estamos procurando, ou seja, B2 onde está a informação do PRODUTO C.

matriz_pesquisa: Será todo o intervalo de nossos dados da tabela, sendo B4:F8.

índice_linha: Contando desde a primeira linha da nossa tabela, como queremos buscar o valor do mês de março, a linha a ser procurada será de número 4, uma vez que as informações de março estão nesta linha.

procurar_intervalo: Como queremos procurar uma correspondência exata, nossa opção será “FALSO”.

Pressione Enter e confira o resultado! O Excel irá encontrar o preço do “PRODUTO C” na lista e retornar o valor correspondente ao mês de março, sendo R$ 609,00.

proch excel 3

Conclusão

A função PROCH pode ser uma ferramenta poderosa para simplificar suas buscas no Excel. Com apenas alguns cliques, você pode economizar tempo e esforço na localização de dados específicos em suas planilhas. Experimente você mesmo e descubra como o PROCH pode tornar sua vida mais fácil na gestão de dados no Excel!

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp