Max Planilhas

Como extrair dados no Excel: Função PEGAR

funções excel capa

A função PEGAR, é uma das funções do Excel para extrair dados, ela tem o objetivo de retornar linhas ou colunas de início ou término de um intervalo de dados, conforme seus critérios.

Neste artigo, vamos explorar o que é a função PEGAR, e como usá-la através de um exemplo prático de utilização. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.

O que é a Função PEGAR?

A função PEGAR permite extrair linhas ou colunas de uma tabela, ou seja, serve para extrair um intervalo de células com base nas coordenadas especificadas. Ela é particularmente útil quando você precisa localizar um valor em uma grande quantidade de dados e retornar um resultado específico.

Confira sua sintaxe:

=PEGAR(matriz;linhas;[colunas])

Matriz: será o intervalo de dados da qual as linhas ou colunas serão extraídas.

Linhas: o número de linhas a serem extraídas. Se informar um valor negativo, será removida linhas do final da matriz.

Colunas: o número de colunas a serem extraídas. Se informar um valor negativo, será removida colunas do final da matriz.

Como Usar a Função PEGAR: Exemplo Prático 1

Vamos supor que temos uma tabela de produtos e preços, e desejamos retornar algumas informações de linhas e colunas específicas. Conforme tabela abaixo:

funções excel 1

Com base em nosso exemplo, desejamos extrair apenas as 5 primeiras linhas e as 2 últimas colunas do intervalo, sendo de produtos e preços. Para isso, vamos aplicar a função da seguinte forma:

=PEGAR(B3:D12;5;-2)

funções excel 2

Sendo os argumentos da função:

Matriz: será todo nosso intervalo de dados da tabela, sendo B3:D12.

Linhas: será o número de linhas a serem extraídas, neste caso 5.

Colunas: será o número de colunas a serem extraídas, porém informaremos de forma negativa -2, pois queremos remover do final, sendo da direita para esquerda.

Após pressionar Enter, a função PEGAR retornará o intervalo de informações desejadas.

funções excel 3

Exemplo Prático 2

Antes de finalizar, vamos utilizar o mesmo exemplo para extrair as linhas finais da tabela. Ou seja, agora desejamos extrair as 2 últimas linhas e as 2 primeiras colunas, sendo de código e produtos.

Agora a função ficará da seguinte forma:

=PEGAR(B3:D12;-2;2)

funções excel 4

Sendo os argumentos da função:

Matriz: continuará sendo todo nosso intervalo de dados da tabela, sendo B3:D12.

Linhas: será o número de linhas a serem extraídas, porém informaremos de forma negativa -2, pois queremos remover linhas do final da tabela.

Colunas: será o número de colunas a serem extraídas, neste caso 2, sendo as duas primeiras colunas, da esquerda para direita.

Pronto. Confira o resultado da função.

funções excel 5

Conclusão

Em resumo, a função PEGAR permite extrair valores específicos de uma tabela ou intervalo de células com base em coordenadas especificadas. Com essa função, você pode simplificar suas análises de dados. Experimente usar a função PEGAR em suas próprias planilhas do Excel para aumentar sua eficiência e produtividade.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp