Max Planilhas

Como Criar uma Lista Suspensa Pesquisável no Excel

Lista suspensa pesquisável capa

Criar uma lista suspensa pesquisável no Excel pode ser extremamente útil quando você tem uma grande quantidade de dados e precisa facilitar a localização de itens específicos. Pois, à medida que digita seu texto, os dados vão sendo filtrados automaticamente.

Neste artigo, vamos demonstrar como fazer isso utilizando as funções DESLOC e CONT.VALORES do Excel. Uma vez que, a opção de realizar a busca na lista suspensa sem funções, ou seja, de forma automática à medida que digitamos, está disponível apenas para versões a partir do Microsoft 365. Confira nosso artigo siga os passos até o final, e claro, pratique posteriormente.

Passo 1: Organizando os Dados

Primeiramente, vamos organizar nossos dados que serão usados para a lista suspensa. Suponha que temos uma lista de vendas diárias de produtos, e para não ocorrer erros na digitação dos nomes e impactar nosso controle, iremos inserir uma lista para seleção dos produtos.

Nosso objetivo é que, ao inserirmos os produtos e começarmos a digitar o nome a pesquisa seja realizada na lista suspensa, conforme exemplo abaixo.

Lista suspensa pesquisável 1

Passo 2: Criando a Lista Suspensa

Agora, vamos dar início a nossa lista suspensa pesquisável. No entanto, antes vamos criar uma tabela auxiliar para cadastrar nossos produtos, onde iremos inserir as colunas: “Código do Produto” e “Nome do Produto”.

Lista suspensa pesquisável 2

Com nossa tabela auxiliar criada, iremos na tabela de lançamentos para incluir a lista suspensa. Selecione o intervalo de células onde deseja inserir a lista suspensa (no exemplo, será o intervalo F3:F10).

Com os dados selecionados, vá na guia em “Dados”, em seguida em “Validação de Dados”.

Lista suspensa pesquisável 3

Na janela que será aberta, em “Permitir”, selecione a opção “Lista”. Na caixa “Fonte”, insira a função: =DESLOC($C$2;1;0;CONT.VALORES(C:C)-1)

Lista suspensa pesquisável 4

Entenda o porquê da aplicação das funções:

Utilizaremos como base a função DESLOC, onde em seu primeiro argumento, indicaremos a referência de célula inicial C2, a partir de onde queremos obter os nomes de nossos produtos, para que ela não se altere, iremos travá-la ($C$2).

No segundo argumento, utilizaremos o número para indicar o deslocamento de linha, como desejamos ir para uma linha abaixo do cabeçalho de produtos, indicaremos o número 1.

No terceiro argumento, utilizaremos o número para indicar o deslocamento de colunas, como desejamos permanecer na mesma coluna, onde estarão listados nossos produtos, indicaremos o número 0.

Por último, no quarto argumento, aninharemos a função CONT.VALORES e selecionaremos o intervalo da coluna C:C, pois, à medida que novos nomes de produtos forem sendo incluídos desejamos que esses valores serão contabilizados na função. Além disso, dentro deste mesmo argumento, iremos subtrair pelo número 1, para que a função exclua o nome do nosso cabeçalho, e este não apareça como opção em nossa lista suspensa.

Passo 3: Testar a Lista Suspensa Pesquisável

Pronto, nossa lista suspensa será aplicada, e à medida que digitar um texto na célula, apenas os itens que correspondem à sua pesquisa serão apresentados.

Lista suspensa pesquisável 5

E quando acrescentar novos nomes de produtos na tabela de cadastros, eles serão incluídos automaticamente em sua lista.

Lista suspensa pesquisável 6

Conclusão

Esse método é particularmente útil para grandes conjuntos de dados, permitindo que os usuários encontrem rapidamente o que precisam. Siga os passos ensinados, e crie sua lista suspensa pesquisável. Experimente personalizar essa abordagem com seus próprios dados para ver como pode melhorar a eficiência das suas planilhas.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp