Criar uma lista suspensa pesquisável no Excel pode ser extremamente útil quando você tem uma grande quantidade de dados e precisa facilitar a localização de itens específicos. Pois, à medida que digita seu texto, os dados vão sendo filtrados automaticamente.
Neste artigo, vamos demonstrar como fazer isso utilizando as funções DESLOC e CONT.VALORES do Excel. Uma vez que, a opção de realizar a busca na lista suspensa sem funções, ou seja, de forma automática à medida que digitamos, está disponível apenas para versões a partir do Microsoft 365. Confira nosso artigo siga os passos até o final, e claro, pratique posteriormente.
Passo 1: Organizando os Dados
Primeiramente, vamos organizar nossos dados que serão usados para a lista suspensa. Suponha que temos uma lista de vendas diárias de produtos, e para não ocorrer erros na digitação dos nomes e impactar nosso controle, iremos inserir uma lista para seleção dos produtos.
Nosso objetivo é que, ao inserirmos os produtos e começarmos a digitar o nome a pesquisa seja realizada na lista suspensa, conforme exemplo abaixo.
Passo 2: Criando a Lista Suspensa
Agora, vamos dar início a nossa lista suspensa pesquisável. No entanto, antes vamos criar uma tabela auxiliar para cadastrar nossos produtos, onde iremos inserir as colunas: “Código do Produto” e “Nome do Produto”.
Com nossa tabela auxiliar criada, iremos na tabela de lançamentos para incluir a lista suspensa. Selecione o intervalo de células onde deseja inserir a lista suspensa (no exemplo, será o intervalo F3:F10).
Com os dados selecionados, vá na guia em “Dados”, em seguida em “Validação de Dados”.
Na janela que será aberta, em “Permitir”, selecione a opção “Lista”. Na caixa “Fonte”, insira a função: =DESLOC($C$2;1;0;CONT.VALORES(C:C)-1)
Entenda o porquê da aplicação das funções:
Utilizaremos como base a função DESLOC, onde em seu primeiro argumento, indicaremos a referência de célula inicial C2, a partir de onde queremos obter os nomes de nossos produtos, para que ela não se altere, iremos travá-la ($C$2).
No segundo argumento, utilizaremos o número para indicar o deslocamento de linha, como desejamos ir para uma linha abaixo do cabeçalho de produtos, indicaremos o número 1.
No terceiro argumento, utilizaremos o número para indicar o deslocamento de colunas, como desejamos permanecer na mesma coluna, onde estarão listados nossos produtos, indicaremos o número 0.
Por último, no quarto argumento, aninharemos a função CONT.VALORES e selecionaremos o intervalo da coluna C:C, pois, à medida que novos nomes de produtos forem sendo incluídos desejamos que esses valores serão contabilizados na função. Além disso, dentro deste mesmo argumento, iremos subtrair pelo número 1, para que a função exclua o nome do nosso cabeçalho, e este não apareça como opção em nossa lista suspensa.
Passo 3: Testar a Lista Suspensa Pesquisável
Pronto, nossa lista suspensa será aplicada, e à medida que digitar um texto na célula, apenas os itens que correspondem à sua pesquisa serão apresentados.
E quando acrescentar novos nomes de produtos na tabela de cadastros, eles serão incluídos automaticamente em sua lista.
Conclusão
Esse método é particularmente útil para grandes conjuntos de dados, permitindo que os usuários encontrem rapidamente o que precisam. Siga os passos ensinados, e crie sua lista suspensa pesquisável. Experimente personalizar essa abordagem com seus próprios dados para ver como pode melhorar a eficiência das suas planilhas.
Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.
E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.