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Como criar alerta de vencimento e contar dias a vencer no Excel

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Controlar prazos de vencimento é essencial para uma gestão eficiente tanto para empresas quanto para controle pessoal. Uma planilha organizada pode facilitar esse controle, ajudando a evitar atrasos e garantindo que suas tarefas e pagamentos sejam realizados em tempo hábil.

Neste artigo, vamos te ensinar através de um exemplo prático, como criar uma fórmula para criar alerta e monitorar seus status de pagamento, e também para informar os dias a vencer e vencido. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.

Passo 1: Estrutura da Tabela

Suponha que temos uma tabela com os seguintes dados:

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Passo 2: Criando o Alerta de Vencimento

Na coluna “Status” vamos adicionar uma fórmula para criar um alerta e gerenciar nossas datas de vencimento. Para isso utilizaremos a função SE(), conforme abaixo:

=SE(E3<>””;”Pago”;SE(HOJE()>D3;”Vencido”;”No prazo”))

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A fórmula irá verificar se na coluna E (Data de Pagamento) possui uma data de pagamento, se tiver será exibido a informação “Pago”. Se a data de hoje é maior que a data de vencimento (Coluna D), exibe “Vencido”, caso contrário, exibe “No prazo”. Após aplicar a fórmula, arraste para as demais células da coluna.

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Pronto, feito isso já temos os alertas de status para todas as datas de vencimento. O próximo passo, será para calcular os dias a vencer ou vencido.

Passo 3: Calculando os Dias Restantes

Na coluna G (Dias Restantes), vamos calcular quantos dias faltam para o vencimento, ou quantos dias vencidos já constam. Para isso pode aplicar a fórmula conforme abaixo:

=SE(F3=”Pago”;””;D3-HOJE())

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A fórmula irá verificar se a coluna F (Status) for igual a Pago, se for, retorna uma célula vazia, ou seja, não precisará informar dias restantes. Caso contrário, calculará a data de vencimento (Coluna D) menos a data de hoje. Após aplicar a fórmula, arraste para as demais células da coluna.

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Pronto, feito isso, temos a contagem de dias. Os dias vencidos ficarão em negativo, e os dias em positivos é a quantidade de dias próximos a vencer.

Passo 4: Aplicando Formatação Condicional

E se desejar tornar seus alertas ainda mais visíveis, pode adicionar uma formatação condicional ao seu controle. Seguindo os seguintes passo:

Selecione a Coluna F (Status).

Vá em “Página Inicial” > “Formatação Condicional” > “Nova Regra“.

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Escolha a opção “Formatar apenas células que contenham“. Defina a regra “Texto Específico” -> Informe o texto “Vencido”. Clique em “Formatar” e escolha um preenchimento vermelho.

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Repita o processo para “Pago” e “No prazo”, escolhendo uma cor de preenchimento para cada texto, por exemplo, verde e amarelo respectivamente.

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Pronto, aplicado as fórmulas e formatação condicional, seu controle estará pronto e poderá gerenciar seus prazos com mais eficácia, garantido que acompanhe seus pagamentos ou tarefas com mais eficiência, a fim de que não ocorra atrasos.

Conclusão

Criar uma planilha com alertas de vencimento no Excel é uma excelente maneira de gerenciar prazos de forma eficaz. Esperamos que este guia tenha sido útil e que você possa aplicar esses conhecimentos em seus próprios controles e melhorar sua organização no dia a dia.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

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