Max Planilhas

Como criar um campo de pesquisa no Excel com a função FILTRO

como-usar-a-função-filtro-no-excel

Como criar um campo de pesquisa no Excel com a função FILTRO? Essa função permite extrair dados específicos de uma tabela com base em critérios determinados. Sendo muito útil ao trabalhar com grandes volumes de dados para encontrar informações específicas rapidamente. Aninhar a função FILTRO a outras funções pode aumentar sua eficácia, permitindo criar campos de pesquisa dinâmicos e interativos. Neste artigo, iremos te ensinar como criar um campo de pesquisa e aprimorar suas consultas no Excel. Aconselhamos que acompanhe o conteúdo até o final e, posteriormente, pratique para melhor compreensão.

Exemplo Prático

Para ilustrar como criar o campo de pesquisa através da função FILTRO aninhada a outras funções, vamos considerar um exemplo de um banco de dados de vendas contendo colunas como “Loja”, “Código Produto”, “Qtde” e “Valor”. Nosso objetivo é permitir ao usuário filtrar os dados de vendas com base numa loja específica:

como-usar-a-função-filtro-no-excel

Primeiro, com nossa base de dados criada, vamos adicionar um campo para realizar as pesquisas, na célula G2, digite “Pesquisar loja específica:” e, na célula ao lado I2, adicione o nome da loja que deseja pesquisar, no exemplo, vamos informar a loja VILLAGE.

Logo abaixo, informaremos o mesmo cabeçalho conforme nossa base de dados, uma vez que desejamos extrair todas as informações.

como-usar-a-função-filtro-no-excel

Para extrair os dados com base no critério de pesquisa. Utilize a função da seguinte forma: =FILTRO(B4:E104;ÉNÚM(PROCURAR(I2;B4:B104)))

como-usar-a-função-filtro-no-excel

Onde os argumentos da função FILTRO, sendo: Matriz será, B4:E104, sendo todo o intervalo de dados a ser filtrado.

Incluir, será as funções aninhadas, ÉNÚM(PROCURAR(I2;B4:B104), onde informaremos a condição de filtro, sendo a loja.

O argumento [se_vazia] é opcional, e neste caso, não utilizaremos na fórmula.

Aplicado a função, todos os dados serão retornados conforme a loja informada na célula I2, e sempre que alterar para uma loja específica os dados serão atualizados automaticamente.

como-usar-a-função-filtro-no-excel

E se desejar, formate seus dados, como contábil, geral, entre outros conforme sua necessidade.

como-usar-a-função-filtro-no-excel

Conclusão

A função FILTRO no Excel é uma ferramenta poderosa para a análise de dados. Quando combinada com outras funções, ela cria campos de pesquisa dinâmicos que simplificam e aceleram a análise dos dados. Utilizar a função FILTRO pode transformar seu trabalho com grandes volumes de dados, tornando suas análises mais eficientes e precisas.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos a planilha conforme sua real necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp
Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin
Share on whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

aprenda-como-imprimir-no-excel

5 Dicas Essenciais para Imprimir no Excel

O Excel é uma ferramenta eficaz para a manipulação de dados e criação de planilhas, mas ao imprimir, muitos usuários encontram desafios para obter resultados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp