Você sabe como calcular hora extra no Excel? O editor de planilhas permite que você calcule e controle as horas extras dos seus funcionários de forma simples e prática.
Deseja saber como? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo sobre como calcular hora extra no Excel, vale a pena conferir!
Montamos um passo a passo simples, prático e descomplicado, confira e faça do Excel um grande aliado no cálculo de horas extras.
1º Passo: Montando a tabela
O primeiro passo para calcular hora extra no Excel, é montar uma planilha que funcione como uma espécie de folha de ponto, conforme apresentado na imagem abaixo:
2º Passo: Somando o total de horas trabalhadas
Neste passo, vamos somar o total de horas trabalhadas no período da manhã e após o almoço.
Para isso, vamos somar os dois turnos de trabalho, conforme demonstramos na imagem abaixo:
3º Passo: Informe o expediente padrão
Na sequência, vamos informar o horário padrão do expediente, normalmente 8h diárias.
Na coluna seguinte, diminua os valores da coluna “Total de horas” pelos valores da coluna expediente, conforme demonstrado na imagem abaixo:
4º Passo: Calculando o valor da hora extra
Para finalizar, basta informar na coluna “Valor da hora extra”, o valor pago por cada hora adicional de trabalho e na sequência utilizar a fórmula da imagem abaixo para a última coluna:
Observe que para o correto funcionamento do cálculo, as duas últimas colunas devem ser configuradas como “Moeda”.
Viu só, como é fácil calcular hora extra no Excel?
Gostou das nossas dicas? Então aproveite e faça o download das nossas planilhas gratuitas para cálculo de hora extra no Excel.
Planilhas gratuitas para calcular hora extra no Excel
A Max Planilhas preparou dois modelos gratuitos em planilhas para cálculo de hora extra no Excel, confira:
Planilha cálculo de hora extra semanal:
Essa planilha vai ajudar você a calcular o número de horas extras semanais e o seu valor.
Para utilizar a planilha é muito simples, basta inserir seus horários de entrada e saída e o valor que ganha por hora para que a planilha faça o cálculo automático dos valores a receber.
- Para baixar a planilha para cálculo de hora extra semanal, clique aqui.
Planilha cálculo de hora extra mensal:
Essa planilha vai ajudar você a controlar o valor das horas extras para períodos mensais, escolhendo ainda, o percentual de hora extra a ser pago (50% ou 100%).
- Para baixar a planilha para cálculo de hora extra mensal, clique aqui.
Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog e visite o Canal da Max Planilhas no Youtube!
Deseja aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas?