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Como calcular horas trabalhadas no Excel

Como calcular horas trabalhadas no Excel

Você sabe como calcular horas trabalhadas no Excel? O editor de planilhas permite que você calcule e mantenha um controle de horas dos seus funcionários de forma simples e prática.

Deseja saber como? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo para ensinar você a calcular horas trabalhadas no Excel. Vale a pena conferir!

Montamos um passo a passo simples, prático e descomplicado, confira e faça do Excel um importante aliado no cálculo de horas.

1.Monte uma tabela de ponto

O primeiro passo para calcular horas trabalhadas no Excel, é montar uma planilha que funcione como uma espécie de folha de ponto, conforme apresentado na imagem abaixo:

calcular horas no Excel

2.Formate as células como hora

Para calcular horas trabalhadas no Excel da forma correta, é muito fundamental que você configure as células da sua planilha com a formatação de hora.

Veja na imagem abaixo como é fácil aplicar esse tipo de formatação:

formatar células como hora

Sem essa formatação, o Excel não realizará os cálculos da forma que você espera, afinal, como todos nós sabemos, cada hora tem 60 minutos, e você precisa fazer com que o editor de planilhas leve isso em consideração.

3.Some as horas trabalhadas

Por fim, vamos somar o total de horas trabalhadas no período da manhã com o período de horas de trabalho após o almoço, conforme demonstrado na imagem abaixo:

soma-de-horas-no-excel

Viu só como é fácil e rápido calcular as horas trabalhadas dos seus funcionários com a ajuda do Excel?

Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog ou visite o Canal da Max Planilhas no Youtube!

Mas, não terminou por aqui, ainda temos outras dicas que você pode gostar de conferir!

Como alterar a formatação de horas do Excel

Por padrão, a formatação de horas do Excel é a seguinte: hh:mm:ss (hora:minuto:segundo). No entanto, você pode alterar o padrão para hh:mm (hora:minuto) de forma bem simples.

Para isso, siga as instruções abaixo:

Selecione todas as células que você deseja alterar o formato, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Formatar células”;

formatar-celulas-para-horas

No menu lateral esquerdo, clique em “Personalizado” e escolha o formato “hh:mm”;

formatação de horas e minutos no excel

Por fim, clique em “OK” para confirmar a mudança no formato das horas nas células e veja o resultado:

como-calcular-horas-trabalhadas-no-excel

Planilha gratuita para calcular horas trabalhadas no Excel

Para ajudar você que precisa calcular horas trabalhadas no Excel, a Max Planilhas disponibiliza uma planilha totalmente gratuita para download.

Elaboramos uma planilha que vai ajudar você a controlar as horas trabalhadas dos seus funcionários e o valor das horas extras mensais, escolhendo ainda, o percentual da hora (50% ou 100%).

  • Para baixar a planilha para cálculo de horas trabalhadas e horas extras, clique aqui.

Agora, se o que você deseja é aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas, clique aqui e agende uma aula online personalizada com nossos instrutores.

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