Você sabe como calcular horas trabalhadas no Excel? O editor de planilhas permite que você calcule e mantenha um controle de horas dos seus funcionários de forma simples e prática.
Deseja saber como? Neste conteúdo, vamos apresentar um passo a passo completo para ensinar você a calcular horas trabalhadas no Excel. Vale a pena conferir!
Montamos um passo a passo simples, prático e descomplicado, confira e faça do Excel um importante aliado no cálculo de horas.
1.Monte uma tabela de ponto
O primeiro passo para calcular horas trabalhadas no Excel, é montar uma planilha que funcione como uma espécie de folha de ponto, conforme apresentado na imagem abaixo:
2.Formate as células como hora
Para calcular horas trabalhadas no Excel da forma correta, é muito fundamental que você configure as células da sua planilha com a formatação de hora.
Veja na imagem abaixo como é fácil aplicar esse tipo de formatação:
Sem essa formatação, o Excel não realizará os cálculos da forma que você espera, afinal, como todos nós sabemos, cada hora tem 60 minutos, e você precisa fazer com que o editor de planilhas leve isso em consideração.
3.Some as horas trabalhadas
Por fim, vamos somar o total de horas trabalhadas no período da manhã com o período de horas de trabalho após o almoço, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Viu só como é fácil e rápido calcular as horas trabalhadas dos seus funcionários com a ajuda do Excel?
Para mais dicas e tutoriais como esse, continue navegando em nosso blog ou visite o Canal da Max Planilhas no Youtube!
Mas, não terminou por aqui, ainda temos outras dicas que você pode gostar de conferir!
Como alterar a formatação de horas do Excel
Por padrão, a formatação de horas do Excel é a seguinte: hh:mm:ss (hora:minuto:segundo). No entanto, você pode alterar o padrão para hh:mm (hora:minuto) de forma bem simples.
Para isso, siga as instruções abaixo:
Selecione todas as células que você deseja alterar o formato, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Formatar células”;
No menu lateral esquerdo, clique em “Personalizado” e escolha o formato “hh:mm”;
Por fim, clique em “OK” para confirmar a mudança no formato das horas nas células e veja o resultado:
Planilha gratuita para calcular horas trabalhadas no Excel
Para ajudar você que precisa calcular horas trabalhadas no Excel, a Max Planilhas disponibiliza uma planilha totalmente gratuita para download.
Elaboramos uma planilha que vai ajudar você a controlar as horas trabalhadas dos seus funcionários e o valor das horas extras mensais, escolhendo ainda, o percentual da hora (50% ou 100%).
- Para baixar a planilha para cálculo de horas trabalhadas e horas extras, clique aqui.
Agora, se o que você deseja é aprimorar o seu domínio sobre o Excel, conhecendo outras ferramentas e funcionalidades disponíveis no editor de planilhas, clique aqui e agende uma aula online personalizada com nossos instrutores.