Max Planilhas

Contagem Regressiva no Excel: Como Fazer

contagem regressiva capa

Seja para um lançamento de produto, uma data especial ou uma contagem regressiva para o ano novo, o Excel oferece uma maneira eficiente de visualizar o tempo que falta.

Neste artigo, vamos explorar um guia passo a passo para criar uma contagem regressiva no Excel. Acompanhe até o final e pratique posteriormente.

Passo 1: Estruturação da Planilha

Comece abrindo o Excel e criando uma nova planilha. Após isso organize suas colunas da seguinte forma:

contagem regressiva 1

Para data atual, aplique a função =AGORA() a função irá trazer as informações correspondentes ao dia atual como data e hora. Nos demais campos, de data do evento e descrição digite manualmente a data e o evento no qual irá realizar a contagem regressiva.

contagem regressiva 2

Passo 2: Cálculos de Tempo Restante

Primeiramente, na célula B9 vamos colocar um texto para nossa contagem, para isso utilizaremos a função =CONCATENAR, já temos artigo aqui no blog sobre essa função, posteriormente confira. Em resumo, a função permite unir informações de diversas células em uma só.

Insira a função da seguinte forma:

=CONCATENAR(“Faltam para o(a) “;C6)

Nesta função, uniremos o texto que descrevemos entre aspas, junto a descrição do evento da célula C6.

contagem regressiva 3

Agora para calcularmos o tempo restante até o evento, insira as seguintes funções:

=CONCATENAR(INT(C5-C4);” Dias “;HORA(C5-C4);” Horas “;MINUTO(C5-C4);” Minutos”)

Essas funções subtrairão a data do evento pela data e hora atuais, resultando no tempo restante em dias, horas e minutos. Caso queira incluir também os segundos, basta incluir a função segundo na função.

contagem regressiva 4

Confira como está ficando a contagem regressiva.

contagem regressiva 5

Passo 3: Estilo Visual

Se deseja melhorar a apresentação da contagem regressiva, formate as células para exibir os números de maneira mais amigável. Adicione um toque visual à sua contagem regressiva, destacando as células e adicionando as cores desejadas.

Para deixar em destaque apenas a contagem regressiva, você pode ocultar as linhas 4 a 6, e deixar visível apenas a contagem regressiva.

contagem regressiva 6

Para atualizar seu cronograma basta clicar na tecla F9, e seu cronograma vai sendo atualizado automaticamente.

Viu só como é simples e prático?! Ao seguir estes passos simples, você pode criar uma contagem regressiva eficaz no Excel para qualquer evento importante. Esta é uma maneira prática e visualmente atraente de monitorar o tempo restante até o grande dia. Personalize conforme necessário e compartilhe sua planilha para envolver outras pessoas na empolgação do evento iminente.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp