Max Planilhas

Por que não se deve somar horas na calculadora?

horas capa

Muitos clientes nos procuram perguntando por que a soma das horas no Excel não “bate” com o resultado da calculadora e claro, às vezes, acreditam que o Excel está calculando errado.

Neste artigo, através de um exemplo prático, vamos te mostrar que o Excel é a melhor ferramenta para lidar com cálculos de tempo, ao invés de uma calculadora comum.

Somando horas no Excel

Vamos ao exemplo abaixo, temos uma planilha de ponto de um determinado colaborador, onde para cada dia trabalhado temos o resultado de horas trabalhadas, horas extras, entre outras de acordo com os horários de entrada e saída que são alimentados na planilha.

horas 1

Ao somar todas as horas extras referente ao intervalo =SOMA(K12:K18) a planilha mostrará o resultado de 4:44:00 horas extras, confira:

horas 2

horas 2.1

Um detalhe importante, para que a soma de horas apareça da forma correta quando o resultado superior for acima de 24 horas, a formatação a ser utilizada deve ser essa:

horas 3

Por que não somar horas na calculadora?

Retornando ao resultado de horas extras, muitos clientes gostam de tirar a famosa “prova real” para validar se o resultado da planilha está certo, o que não é algo ruim, porém não aplicável quando se trata de soma de horas, conforme explicação abaixo:

O Excel está programado para realizar a soma das horas de forma correta quando as células estão em formato de horas, ou seja, quando o Excel soma duas células uma com 01:20 e outra com 01:40 o resultado no Excel será de 03:00 horas. Agora se fizermos o mesmo na calculadora, ou seja, se somar 1,20 + 1,40 o resultado será de 2,60. Pois, na calculadora é feito uma soma de número absoluto, enquanto a hora o ciclo se encerra ou reinicia a cada 60 minutos os números absolutos vão até o 100, por isso essa mudança de resultado.

Vamos colocar na prática utilizando o exemplo anterior, ao somarmos o intervalo =SOMA(K12:K18) a planilha retornou o resultado de 4:44:00. Agora vamos somar o mesmo intervalo, porém na calculadora, perceba que o resultado se alterou para 4,04. Ou seja, os resultados não serão os mesmos.

horas 4

O Excel lida com cálculos de tempo de forma mais precisa, quando você está somando horas que excedem 24 horas. Em resumo, o Excel é uma ferramenta mais poderosa e flexível para lidar com cálculos de tempo, proporcionando maior precisão e facilidade de uso em comparação com uma calculadora comum.

Para mais dicas e tutoriais como esse, siga nossa página no Instagram, confira também nossa página no Youtube e veja nossas vídeos aulas.

E caso você precise elaborar uma planilha, e não quer ficar quebrando a cabeça sozinho ao desenvolvê-la, ou não sabe nem por onde começar, entre em contato e solicite seu orçamento para planilha personalizada, elaboramos conforme sua necessidade, 100% personalizada para você ou seu negócio.

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhe WhatsApp

VEJA MAIS...

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
WhatsApp Chamar no Whatsapp