Max Planilhas

Como fazer validação de dados no Excel

validação-de-dados-no-excel

Como fazer validação de dados no Excel? Você já conhece esse incrível recurso e sabe como ele pode ser útil para o seu dia a dia?

A validação de dados é um recurso do Excel utilizado para controlar o que os usuários podem inserir em uma célula, padronizando as informações fornecidas.

Através desta importante ferramenta, é possível definir regras e além disso, exibir uma mensagem personalizada, sempre que alguém tentar inserir um dado considerado inválido.

Neste conteúdo, vamos demonstrar como o recurso funciona na prática, utilizando como exemplo, a tabela abaixo:

validação-de-dados-no-excel

Utilizada em uma loja, a tabela acima tem como objetivo manter o controle sobre o volume de vendas e os produtos vendidos por cada funcionário.

No entanto, para evitar erros de preenchimento e padronizar as informações, atingindo os objetivos, vamos precisar aplicar sobre ela, a validação de dados.

Com a ajuda da validação de dados, vamos garantir que não será possível informar produtos ou vendedores que não estejam previamente cadastrados.

Aplicando a validação de dados no Excel

Neste conteúdo, o nosso objetivo será a aplicação da validação de dados na coluna “VENDEDOR” e na coluna “PRODUTO”.

Para isso, vamos fazer o seguinte:

  1. Selecione o intervalo de células da coluna “VENDEDOR”;
  2. Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
  3. Na guia Configurações, em Permitir, selecione a opção “Lista”;
  4. Informe os nomes que devem compor a lista separados por ponto e vírgula.

validação-de-dados-em-lista

O mesmo procedimento deve ser realizado na coluna “PRODUTO”:

  1. Selecione o intervalo de células da coluna “VENDEDOR”;
  2. Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
  3. Na guia Configurações, em Permitir, selecione a opção “Lista”;
  4. Informe os nomes que devem compor a lista separados por ponto e vírgula.

validação-em-lista-excel

Desta forma, uma lista suspensa com as opções pré-definidas aparecerá no momento que o usuário for registrar um dado, impedindo que qualquer informação diferente seja lançada nos campos em questão.

Veja na imagem abaixo:

validação-de-dados-excel

Sendo assim, sempre que um usuário tentar inserir uma informação diferente daquelas que estão previamente cadastradas, a seguinte mensagem será apresentada na tela:

erro1

Interessante, não é mesmo? No entanto, o que nem todos sabem é que é possível personalizar essa mensagem, conforme vamos demonstrar no próximo tópico.

Como alterar a mensagem de erro na validação do Excel

Para alterar a mensagem de erro na validação do Excel, siga o passo a passo abaixo:

  1. Selecione o intervalo de células desejado;
  2. Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
  3. Na sequência, clique em “Validação de Erro”;
  4. Informe a mensagem que deve ser apresentada e clique em “OK” para salvar.

Veja o exemplo da imagem abaixo:

mensagem-de-erro-validação-de-dados

Agora, veja o resultado e a mensagem que será apresentada sempre que um dado inválido for informado:

erro-2

Viu só como a validação de dados pode ser útil? Mas, você pode aprender ainda mais sobre o assunto, conferindo logo abaixo, o vídeo que publicamos em nosso canal no YouTube.

 

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no whatsapp
Share on Pinterest

VEJA MAIS...

Como funciona a função concatenar

Como funciona a função concatenar

Você sabe como funciona a função CONCATENAR? Apesar de ser desconhecida por muitos usuários do Excel, essa função pode ser extremamente útil, pois nos permite

Como funciona a função BDSOMA

Como funciona a função BDSOMA

Muitas são as funções presentes no Excel, algumas muito conhecidas e outras nem tanto, mas que podem ser muito úteis no nosso dia a dia,

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chamar no Whatsapp