Como fazer validação de dados no Excel? Você já conhece esse incrível recurso e sabe como ele pode ser útil para o seu dia a dia?
A validação de dados é um recurso do Excel utilizado para controlar o que os usuários podem inserir em uma célula, padronizando as informações fornecidas.
Através desta importante ferramenta, é possível definir regras e além disso, exibir uma mensagem personalizada, sempre que alguém tentar inserir um dado considerado inválido.
Neste conteúdo, vamos demonstrar como o recurso funciona na prática, utilizando como exemplo, a tabela abaixo:
Utilizada em uma loja, a tabela acima tem como objetivo manter o controle sobre o volume de vendas e os produtos vendidos por cada funcionário.
No entanto, para evitar erros de preenchimento e padronizar as informações, atingindo os objetivos, vamos precisar aplicar sobre ela, a validação de dados.
Com a ajuda da validação de dados, vamos garantir que não será possível informar produtos ou vendedores que não estejam previamente cadastrados.
Aplicando a validação de dados no Excel
Neste conteúdo, o nosso objetivo será a aplicação da validação de dados na coluna “VENDEDOR” e na coluna “PRODUTO”.
Para isso, vamos fazer o seguinte:
- Selecione o intervalo de células da coluna “VENDEDOR”;
- Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
- Na guia Configurações, em Permitir, selecione a opção “Lista”;
- Informe os nomes que devem compor a lista separados por ponto e vírgula.
O mesmo procedimento deve ser realizado na coluna “PRODUTO”:
- Selecione o intervalo de células da coluna “VENDEDOR”;
- Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
- Na guia Configurações, em Permitir, selecione a opção “Lista”;
- Informe os nomes que devem compor a lista separados por ponto e vírgula.
Desta forma, uma lista suspensa com as opções pré-definidas aparecerá no momento que o usuário for registrar um dado, impedindo que qualquer informação diferente seja lançada nos campos em questão.
Veja na imagem abaixo:
Sendo assim, sempre que um usuário tentar inserir uma informação diferente daquelas que estão previamente cadastradas, a seguinte mensagem será apresentada na tela:
Interessante, não é mesmo? No entanto, o que nem todos sabem é que é possível personalizar essa mensagem, conforme vamos demonstrar no próximo tópico.
Como alterar a mensagem de erro na validação do Excel
Para alterar a mensagem de erro na validação do Excel, siga o passo a passo abaixo:
- Selecione o intervalo de células desejado;
- Logo em seguida, clique na aba dados, opção, “Validação de Dados”;
- Na sequência, clique em “Validação de Erro”;
- Informe a mensagem que deve ser apresentada e clique em “OK” para salvar.
Veja o exemplo da imagem abaixo:
Agora, veja o resultado e a mensagem que será apresentada sempre que um dado inválido for informado:
Viu só como a validação de dados pode ser útil? Mas, você pode aprender ainda mais sobre o assunto, conferindo logo abaixo, o vídeo que publicamos em nosso canal no YouTube.